O SISU não rolou pra mim! E agora, o que fazer?

SISU: Consultou sua nota e viu que não conseguiu a vaga esperada?

É triste pensar nisso, porém é uma realidade que pode acontecer em alguns casos. Se você não conseguiu a aprovação através do SISU, a primeira coisa a se fazer é não se deixar aborrecer. Depois disso é vida que segue e sonhos a serem alcançados.
Algumas opções alternativas podem ser seguidas, como: ingresso no ProUni; financiamento através do FIES; seleção para programas de educação profissional e tecnológica pelo SISUTEC; ou ainda tentativas pelas provas vestibulares das próprias instituições.
Então não se desespere! São milhares de estudantes na mesma situação, pensando: E agora… O que fazer?

  • ProUni

    O Programa Universidade para Todos (ProUni) auxilia candidatos não aprovados nas instituições públicas através do SISU, concedendo bolsas de estudos integrais ou parciais (100% e 50%). Dessa forma com o ProUni os candidatos podem aplicar para instituições particulares, através da nota no ENEM. A única regra é ter obtido mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação.
    Alguns outros requisitos: ter estudado todo o ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa de estudos, e comprovar renda bruta de 1,5 salário mínimo por pessoa na familia (bolsa de 100%) e até 3 salários mínimos por pessoa (bolsa de 50%).

  • Fies

    Outra opção é financiar parte dos estudos através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse programa financia a graduação no ensino superior, bastando estar matriculado e cursando uma faculdade particular. A única regra é que a instituição deve estar cadastrada no programa, e ter cursos com boas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

  • Sisutec

    Uma terceira opção é o Sistema de SeleçãoUnificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Esse sistema também utiliza o Enem como forma de seleção, mas para as vagas de cursos de educação profissional e tecnológica.

  • Vestibulares

    Através de provas de vestibulares você também tem a chance de entrar em instituições de ensino públicas. Basta ficar atento às datas de pagamento da taxa, provas e seleção de cada universidade.

  • Studos

    Se nenhuma dessas tentativas deu certo esse ano, não se deixe abater! Nunca é tarde para se ingressar no ensino superior. Por isso, se a única alternativa for estudar por mais um ano e tentar o ENEM de novo, não há problema algum nisso. Planeje o seu ano, estude e treine muito para a próxima prova.

Para treinar ainda mais você pode usar o app da Studos! No app tem mais de 400 mil questões divididas por assuntos, disciplinas e mais. Cadastre-se e comece já!
Disponível em todas as app stores:  IOS Android Windows Phone
 

SISU está no ar, e agora? 5 passos para você entrar na Universidade

Muitos estavam esperando pelo resultado do SISU. Mas agora que ele saiu, também tem muita gente perdida sobre o que fazer com a nota.
Como o ingresso na universidade não é nenhuma brincadeira, resolvemos explicar o SISU passo-a-passo, para você saber o que fazer e tomar a decisão certa para o seu futuro!
Vamos lá? Primeiramente seguem as datas mais importantes do processo:
SISU

O que é o SISU?

Para você que ainda não sabe, a sigla SISU significa: Sistema de Seleção Unificada. Esse sistema é por onde as Instituições Públicas de Ensino Superior ofertam as vagas, para participantes que prestaram o ENEM no ano anterior e obtiveram nota maior que zero na redação.
Quanto à números, aproximadamente 230 mil vagas são ofertadas pelas instituições semestralmente, sendo ocupadas pelos participantes com as melhores notas respectivamente.

Listas de espera

Para participar do sistema, o candidato deve acessar o Boletim do Candidato, entrar na primeira opção de curso e clicar em “participar da lista de espera”.
A partir dai é só esperar! Esse ano o prazo para inscrição nas listas vai de  02/02 à 07/02 e o resultado e convocação sai à partir de 09 de fevereiro.

Nota de corte

Durante o período de inscrição (29/01 a 07/02) o sistema calcula uma nota de corte, uma vez por dia, para cada curso (sempre com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência). Essa nota é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

De qualquer forma, é importante saber que a nota de corte é apenas uma referência! Ou seja, serve apenas para monitoramento e não é garantia de seleção para a vaga.
Além disso, o candidato pode consultar a sua classificação parcial no curso escolhido, mas também serve apenas de referência, sendo a lista oficial, divulgada ao fim do período de inscrição.
Você pode consultar a sua colocação pelo site do SISU.

Como funcionam as matriculas?

O resultado com a lista de aprovados pode ser consultada no site do SISU , nos sites das instituições que integram o programa ou ainda na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC).
O candidato deve ficar atendo ao processo de matrícula da respectiva instituição. Em suma, a maioria pede alguns documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Reservista (para homens);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar.
  • Questionário Socioeconômico e ficha de dados cadastrais que se pode ser encontrada no site do SISU 2018;
  • Certidão de Quitação Eleitoral (que pode ser encontrada no site);
  • Foto 3×4.

Todos os documentos acima precisam ser entregues em cópias legíveis e autenticadas.

O SISU não rolou… e agora quais são minhas opções?

É triste pensar nisso, porém é uma realidade que pode acontecer em alguns casos. Se você não conseguiu a aprovação através do SISU, a primeira coisa a se fazer é não se deixar aborrecer. Depois disso é vida que segue e sonhos a serem alcançados.
Algumas opções alternativas podem seguidas, como: ingresso no ProUni; financiamento através do FIES; seleção para programas de educação profissional e tecnológica pelo SISUTEC; ou ainda tentativas pelas provas vestibulares das próprias instituições.
Além disso, nunca é tarde para se ingressar no ensino superior. Por isso, se a única alternativa for estudar por mais um ano e tentar o ENEM de novo, não há problema algum nisso. Planeje o seu ano, estude e treine muito para a próxima prova.
Para treinar ainda mais você pode usar o app da Studos! No app tem mais de 400 mil questões divididas por assuntos, disciplinas e mais. Cadastre-se e comece já!
Disponível em todas as app stores:  IOS Android Windows Phone