Captação de alunos: 5 estratégias essenciais para escolas

A captação de alunos sempre foi uma das principais dificuldades das escolas. Sem novos estudantes, as instituições de ensino não crescem e se desenvolvem. Por isso, é preciso que gestores e coordenadores pedagógicos, como você, inovem, estejam preparados para um mercado cada vez mais competitivo e mostrem seus diferenciais de maneira eficaz.

Essa não parece uma tarefa fácil, mas ter um processo definido para captação de alunos não é exclusividade de grandes sistemas de ensino.

Por isso, selecionamos as 5 estratégias essenciais para escolas captarem mais alunos:

(mais…)

Como o COC Floripa utiliza big data para melhorar a aprendizagem dos alunos

O setor da educação está passando por muitas transformações, uma delas, é a utilização de dados para tornar o acompanhamento pedagógico mais assertivo. Isso, não só ajuda os gestores a entender cada aluno individualmente, como também aumenta os índices de retenção e as chances de aprovação no vestibular.

Infelizmente, essa ainda não é a realidade para a maioria das instituições de ensino. Por isso, escolhemos a história o de um dos nossos parceiros mais antigos, o COC Floripa, para inspirar outros gestores, como você, a transformar a experiência de aprendizagem em suas escolas.

(mais…)

Como aumentar a taxa de aprovação no vestibular da sua escola

Aumentar a taxa de aprovação no vestibular é um dos grandes objetivos das instituições de ensino. E para conseguir isso, é necessário que professores, coordenadores e alunos estejam engajados e trabalhando juntos. 

Ao longo do ano letivo, os professores realizam diversas atividades, provas e simulados. Isso acaba gerando um enorme volume de informações valiosas sobre o desempenho de cada estudante. A pergunta que faço para você é: como essas informações são analisadas na sua escola?

(mais…)

Acompanhamento pedagógico: o coordenador na gestão da aprendizagem

O acompanhamento pedagógico tem como principal objetivo orientar o processo de aprendizagem individual de acordo com as necessidades de cada estudante. Esse é um grande desafio para as escolas, que ainda têm a carga histórica do ensino padronizado, e precisam quebrar paradigmas para considerar o tempo de cada aluno e as diversas formas de aprender e ensinar. 

(mais…)

Criar simulados rapidamente: Tudo o que você precisa saber

Nos dias atuais o tempo de um professor é muito precioso, e gastar horas e horas para criar simulados é total perda de tempo.

Efetivamente, os professores precisam investir o seu tempo no que é realmente importante: os seus alunos. Por isso, é fundamental otimizar os processos pedagógicos para que, assim, o professor pare de fazer trabalho manual e foque naquilo que precisa ser trabalhado de fato, de forma que sejam alcançados os resultados.

(mais…)

Leitora de cartão-resposta: tudo o que você precisa saber

A facilidade da leitora de cartão-resposta está na praticidade da correção automática de simulados e provas, o que acaba diminuindo o tempo que o professor leva para corrigir.

Aqui na Studos sabemos que a correção de provas e simulados é uma das atividades na qual o professor investe boa parte do seu tempo. Sem levar em conta que essas atividades muitas vezes são realizadas na própria casa do professor, onde era para ser o seu lugar de descanso e de estar com a família.

Em média, para corrigir um simulado com trinta questões de múltipla-escolha, após aplicá-lo em uma turma de trinta alunos, o professor leva em torno de duas horas e trinta minutos. Isso sem fazer nenhuma pausa!

(mais…)