ENEM Archives - Studos

Doenças causadas por nematelmintos: Macete

Hoje vamos aprender um macete de doenças causadas por nematelmintos!

Os nematelmintos são vermes que podem viver em ambientes aquáticos ou terrestres, ou como parasitas em plantas, animais e seres humanos, causando diversas doenças.

Como existem muitos seres que causam muitas doenças e isso pode acabar confundido você na hora dos estudos, fizemos um super macete para você conseguir aprender quais são as doenças causadas por nematelmintos. Agora não vai mais ter erro!

(mais…)

O que levar no dia do ENEM?

Com a prova cada vez mais perto, sempre rola aquela dúvida: o que levar no dia do ENEM?

Com tantas matérias para estudar e exercícios para resolver, você pode acabar se esquecendo de ler o edital do ENEM e ver o que você tem que levar para a prova. Isso é normal, já que a sua mente está ocupada com conteúdos.

Para facilitar a sua vida e você poder fazer a sua prova tranquilamente, listamos o que é obrigatório levar, o que é permitido e o que você não pode levar no dia do ENEM. Vamos lá?

levar no dia do enem

O que é obrigado a levar no dia do ENEM

Os itens dessa lista são obrigatórios! Você tem que levá-los para o dia da prova do ENEM, pois, sem eles, você é desclassificado e não pode realizar a prova. Segue a lista de itens obrigatórios que você tem que levar no dia do ENEM:

1) Documento de identificação com foto

No dia do ENEM, você é obrigado a se identificar. Para isso, somente serão aceitos documentos originais e com foto, como:

a) Carteira de identidade;
b) Carteira de habilitação;
c) Carteira de trabalho;
d) Passaporte;
e) Carteira de registro nacional migratório;
f) Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
g) Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
h) Certificado de dispensa de incorporação;
i) Certificado de reservista;
j)  Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Não vai conseguir apresentar o documento original de identificação por motivos de perda, roubo, furto ou extravio? Calmaaaa. Você ainda consegue fazer a prova! Mas para isso, você precisa apresentar um boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia do ENEM.

Atenção!

Esses são os documentos que NÃO são aceitos como documento de identificação. Não leve nenhum desses documentos para o dia do ENEM:

a) Protocolos;
b) Certidão de Nascimento;
c) Certidão de Casamento;
d) Título Eleitoral;
e) Carteira Nacional de Habilitação em modelos emitidos antes de 23 de setembro de 1997;
f) Carteira de Estudante;
g) Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);
h) Crachás e identidade funcional de natureza privada;
i) Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais apresentados eletronicamente.

2) Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

levar no dia do enem

Sim, só é permitido canetas na cor PRETA e de material TRANSPARENTE. Nenhum outro tipo de caneta será permitido para fazer a prova. Essas canetas são bem fáceis de achar e são baratinhas. Em qualquer papelaria você encontra

O que você pode levar para o dia do ENEM

Como você viu, os itens obrigatórios de prova são apenas o documento de identificação com foto e a caneta esferográfica preta de material transparente, porém, existem outros itens que são permitidos serem levados para a prova:

1) Água e comidas

Como o tempo de prova é longo e exaustivo, é recomendável que você leve isso no dia do ENEM.

Para não ter problemas com o aplicador de provas, leve sua água e suas comidinhas em materiais transparentes.

Escolha levar alimentos leves, como barra de cereal, frutas e chocolates. Evite levar alimentos gordurosos e pesados e, aqueles alimentos que fazem muito barulho para abrir ou mastigar. Isso pode atrapalhar a sua concentração e a dos colegas na sala de prova.

O que você NÃO pode levar para o dia do ENEM

Esses são os itens que não são permitidos no dia da prova do ENEM, ou seja, que você não poderá usar. Ao entrar na sala, você será obrigado a guardar os seguintes itens no envelope porta objetos:

a) Lápis e lapiseira;
b) Caneta de material não transparente;
c) Borrachas e corretivos;
d) Réguas;
e) Livros, manuais, impressos, anotações;
d) Quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, MP3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Aqui são os itens que não são permitidos entrar na sala de provas. Durante a prova é proibido usar esses objetos:

a) Óculos escuros;
b) Artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

É preciso levar no dia do ENEM o cartão confirmação?

Não, não é obrigado levar o seu cartão de confirmação no dia do ENEM. Dessa forma, se você estiver sem ele, não será impedido de fazer a prova.

Mas é recomendável que você o leve no dia do ENEM, pois, no seu cartão de confirmação, está escrito informações importantes, como: seu número de inscrição, a data, a hora, o local da prova, a opção de língua estrangeira, o tipo de atendimento aprovado (caso tenha sido solicitado) e orientações sobre o ENEM.

Então, caso você tenha alguma dúvida, é só consultar o seu cartão de confirmação.

Até que horas você pode chegar no seu local de prova?

Muita atenção nessa parte, pois, não queremos ninguém virando meme e viralizando na internet.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF). Muito cuidado para não perder o horário, pois, depois que os portões são fechados, ninguém mais entra para fazer a prova.

Então, saia cedo da sua casa para o seu local de prova. Se for pegar ônibus ou algum outro meio de transporte, saia ainda mais cedo, pois, sabemos que dias de prova do ENEM, o trânsito fica com filas e agitado.

Faça uma revisão para o ENEM

Agora que você sabe tudo o que pode e não pode levar para o ENEM, que tal refazer as provas anteriores e ver se você está preparado para a prova?

No app Studos você encontra todas as provas anteriores do ENEM para resolver. Todas as questões possuem gabaritos e comentários, assim você sabe exatamente o que precisa melhorar para mandar bem na prova!

Baixe agora:

levar no dia do enem

Bons Studos e boa sorte no ENEM 🙂

Ciências da natureza – ENEM: o que mais cai?

Segundo dia de prova do ENEM chegando, e as ciências da natureza se aproximando…
Já demos tudo que é dica para a sua preparação pro ENEM! Então hoje, nada mais justo, do que falar especificamente da prova de ciências da natureza.

Por isso, se você é um dos estudantes que está curioso sobre quais assuntos são mais abordados entre biologia, química e física, esse texto é pra você. Vamos lá!

(mais…)

Como estudar para o ENEM?

Como estudar para o ENEM? Essa é pergunta que muitos estudantes de primeira viagem se perguntam. Se esse é o seu caso, fique calmo.

Vamos explicar e dar dicas sobre como estudar para o ENEM. No final do texto, você estará preparado para sua maratona de estudos e muito mais confiante para fazer a toda poderosa prova do ENEM.

Vamos então descobrir como estudar para o ENEM?

Veja como estudar para o ENEM:

(mais…)

Planejamento final: 2 meses para o ENEM!

Planejamento!

O ENEM se aproxima cada vez mais e você ainda não se sente psicologicamente preparado? Tudo bem, é uma fase difícil e a ansiedade deve estar lá em cima. Pensando em todos os aflitos de plantão, a equipe Studos separou algumas dicas para o seu planejamento nesses últimos dois meses!
Vamos lá:

Não desista!

O cansaço está batendo e vontade de estudar está lá em baixo, certo? Não se deixe abater!
Se você vem estudando, acredite que está forte e preparado. De quebra, já escrevemos uma vez dicas para não desistir de prestar o ENEM/vestibular. Confira aqui.

Revisão é essencial

Rever os pontos fracos é fundamental para melhorar o desempenho no ENEM, mas é importante não esquecer que toda a matéria tem que ser estudada. Para rever seu desempenho, pontos fortes e fracos e revisar a matéria, use o app da Studos! Baixe gratuitamente aqui e estude tranquilamente para o ENEM.

Planeje

Como sempre falamos, não deixe tudo para a última hora! É muito importante fazer um planejamento de estudos.
Crie uma rotina de estudos, com calendários e tabelas. Se você ainda tem dúvida de como fazer um bom plano de estudos, veja aqui!

Mais atenção…

Antes de tudo, entenda de que forma você estuda melhor:

  • Sozinho ou em grupo?
  • Com música ou em completo silêncio?
  • Preciso de que tipo de apoio? Aplicativos, provas antigas, video aulas?

Se a forma escolhida for em grupo, tome cuidado na formação deste grupo! A chance de distração e desvio dos objetivos ocorrem com frequência, então escolha colegas que tenham muito foco e determinação.

Treino, treino e mais treino

É comprovado cientificamente que a melhor estratégia para melhorar o desempenho é o treino. Então use e abuse, faça e refaça os simulados anteriores do ENEM e treine muito!
Foi dessa forma que o Matheus conseguiu a sua aprovação em 1º lugar geral da UFSC 2018.

Restrinja

É muito bom trocar whats com os amigos e fazer testes no facebook né? Porém, lembre-se: restringir o uso de celular e da internet pode e deve ser um aliado na hora de estudar.
 

E para te ajudar nisso tudo…

Entra o aplicativo da Studos!
Nele, além de treinar através dos principais vestibulares do brasil e simulados ENEM, você consegue monitorar o seu tempo e o seu desempenho, através dos pontos fortes e fracos. Assim você sabe para onde direcionar o seu planejamento de estudos, como qual disciplina e qual assunto estudar mais.
Defina suas metas e comece já!

Um abraço e #BonsStudos,
Equipe Studos

5 dicas de estudo para a sua aprovação no vestibular e ENEM

Um novo ano letivo se inicia, e com ele, voltam nossos anseios e preocupações. Para quem vai tentar vestibular e ENEM pela primeira vez, o sentimento é misto de curiosidade e atenção, enquanto para aqueles que tentarão novamente, chegam as dúvidas, a vontade de vencer e de conquistar a aprovação.
Porém, todos aqui tem o mesmo objetivo: entrar em uma instituição de ensino superior. Seja o curso que for, o seu esforço e dedicação este ano está voltado para passar no vestibular e/ou ENEM.
Por isso, selecionamos as 5 dicas mais utilizadas por alunos que passaram nos cursos desejados, para que você possa se espelhar, aprender e alcançar a sua aprovação!

1 – Seja focado e persistente

Nós já falamos aqui sobre coisas que fazem você perder sua produtividade. Mas mesmo que você tenha tudo que é necessário para estudar bem, não adianta se você não tiver a capacidade de focar.
Se você tem problemas com desvio de atenção, saiba que, ao exercitar seu foco, em pouco tempo você verá sua evolução. Conhece atécnica do Pomodoro? É uma maneira de desenvolver sua concentração e foco.

2 – Faça e refaça o planejamento

Agora que o tempo está curto, faça o planejamento pensando no prazo que você tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:
“Restam apenas 30 dias.
São 5 dias para estudar História.
Se são cerca de 600 páginas para estudar,
Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.”
É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e faça este planejamento.
Além de ter sua produtividade sob controle, você vai perceber que, ao encarar sua meta de forma mais específica, você vai dar conta de todo o conteúdo programático!
É muito importante que você defina metas realistas. Se você colocar metas muito altas, ficará desmotivado em pouco tempo. Veja aqui com construir um planejamento mais completo para arrasar nas provas de vestibulares.

3 – Atualize-se

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.
Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estará preparado.

4 – Hobbies fazem parte do jogo

Estudar de forma intensa, sem nenhum descanso, prática desportiva, boa qualidade de sono ou horário de lazer não vai te ajudar em nada.
Sua mente precisa descansar, para que, ao voltar a estudar, você tenha um bom desempenho. Este já é um assunto comprovado, que mostra que a prática de atividades desportivas aumenta o desempenho médio em torno de 15%.
Outra boa dica é exercitar conteúdos de formas mais leves, como assistindo um filme ou documentário. Aqui temos uma lista de conteúdos que podem ser aprendidos através do Netflix!

5 – Treine através de provas antigas

Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, exercitar todo o conteúdo.
No app do Studos, por exemplo, estão disponíveis mais de 3 mil provas dos últimos anos dos principais vestibulares do Brasil. São mais de 400 mil questões divididas por instituição, matéria ou assunto. As provas anteriores do ENEM também estão lá, e você consegue ainda praticar sua velocidade de resposta com o controle de tempo feito no aplicativo!

Dica bônus:

Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo!!
Lembre-se que o ano de pré-vestibular pode se estender, e portanto, não reclame o tempo em que poderia estar descansando, mas agradeça pelo tempo em que está estudando.
Aliás, já imaginou estudar toda a matéria do vestibular em dois meses e tirar umas “férias” de 10 dias? Sim isso é possível pois terá estudado pelo menos 3 vezes mais que seus concorrentes. Isso resultara me ter descansado 3 vezes mais, também.
Para facilitar essa prática, baixe o app do Studos, disponível nas app stores do brasil: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .
Um abraço e #BonsStudos
Equipe Estudos