Tema da redação Enem 2019: a democratização do acesso ao cinema no Brasil

O tema da redação do Enem 2019 surpreendeu muitos estudantes com a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por isso, o professor Everaldo Radlinski analisou cada texto de apoio e destacou alguns pontos que você poderia ter abordado na prova! Vamos lá? 😉

Textos de apoio ao tema da redação Enem 2019:

Texto I

No dia da primeira exibição pública de cinema – 28 de dezembro de 1895, em Paris – um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematographo” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século? 

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, o que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.

O texto 1 acentua a possibilidade de abordagem histórica quando fala do nascimento do cinema e também questiona retoricamente a importância dessa arte no contar estórias as distintas gerações por mais de um século.

Ideia possível de ser explorada no texto:

Aspecto histórico dos irmãos Lumière, do cinema mudo e depois falado, as Chanchadas, o Cinema Novo, as Pornochanchadas; e a possibilidade de citar filmes já assistidos como “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Que é isso Companheiro?”, “Tropa de Elite”, entre outros.

Texto II

Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador. 

GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compos, v. 6, 11, 2006 (adaptado).

O texto 2 explora, pelo recorte textual, a “função” do cinema a partir do olhar pessoal do espectador que vê a cena, recria o assistido pelo olhar e compreende o mundo por sua interpretação. Isso pela definição de “máquina de projeção” da vida segundo o antropólogo e sociólogo francês.

Ideia possível de ser explorada no texto:

A interpretação de um filme épico ou de muita bilheteria e a interpretação de sua mensagem.

Texto III

O texto 3, um infográfico, expõe a afirmação de crescimento do “ir ao cinema” pelo brasileiro e, ainda, do interesse no assistir a filmes pela TV: uma consideração que não menciona qual público frequentador nem considera o advento tecnológico moderno que mudou o lazer social nos últimos anos. O recorte estatístico só ganharia luz se o candidato o comparasse ao texto IV quando entenderia o privilégio de alguns e, portanto, como esta arte passou de contadora de estórias da existência do início, para veículo de entretenimento de um público endinheirado e pronto para recepcionar produtos “enlatados” das grandes produtoras.

Ideia possível de ser explorada no texto:

A menção às séries e aos seriados passados na TV e o gosto do brasileiro. Falar da procura por esta arte a partir da consideração dos números do recorte como índice aferidor da vontade.

Texto IV

O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3 300 salas em 1975, uma para cada 30 000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou. Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades. A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1 000 salas. Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2 200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60° pais na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.

Disponivel em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento).

O texto 4 deixa bem clara a intencionalidade da prova a partir da comparação do comando “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” e o final do texto que explicita o caráter excludente que a sétima arte assumiu na contemporaneidade. Logo, o candidato perceberia a abordagem crítica a ser produzida em sua dissertação, uma vez que certas Regiões brasileiras e determinado público ficam à margem dessa maravilha ficcional.

A argumentação deveria explorar a exclusão social que o cinema (re)produz hoje, ora pelo olhar financeiro; ora pela própria produção como um folhetim preparado e direcionado; ora, ainda, pelos contextos das salas de cinema e seu público frequentador. 

Possível ação interventiva:

…  requer uma política pública inclusiva de caráter monetário-cultural.

E aí, o que achou? Você abordou algum desses tópicos na sua redação do Enem 2019? 😍

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Como fazer a conclusão da redação ENEM?

Como fazer a conclusão da redação Enem é uma dúvida muito comum entre os nossos studers. Por isso, este post, o último da série produzida em parceria com o nosso bruxo da redação, professor Everaldo Radlinski, abordará técnicas para você fazer a conclusão da melhor redação da sua vida no Enem. Ainda não acessou os primeiros conteúdos? Então o que está esperando? 😱

👉 Como começar uma redação Enem

👉 A intencionalidade da prova de redação Enem

👉 Estrutura textual para o desenvolvimento da redação Enem

Pronto? Agora vamos, juntos, fazer a conclusão de uma redação Enem nota 1000! 😍

Nos artigos anteriores, redigiram-se uma introdução sobre a Redescoberta do Patriotismo no Brasil e dois parágrafos de Desenvolvimento sobre a Epidemia de Suicídios no Brasil.

Agora, com base no esquema mental desenvolvido pelo Método Radlinski, chega o momento em que há de redigir-se a conclusão da redação.

E quais esquemas usar para a conclusão de uma redação nota 1000? Siga as seguintes estruturas:

PF + RT + V + AI + D.

PF + ME + A + MO + D + V + E + D.

Logo, + FLOREIO!

Nesses esquemas, as legendas equivalem às seguintes descrições:

PF Palavras de finitude, conteúdo analítico: [ Infere-se, pois, que…]; [Depreende-se, pois, que…].
RT Retomada de Tema, isto é, presença do comando,
V Verbo expressivo de pedir [Exige; Conclama; Clama; (con) clama];
AI Ação interventiva – sugestões – [Política pública, Lei, ou Comportamento.;
D Descrição;
ME Meio;
A Agente;
MO Modo;
E Efeito.
FLOREIO Enfeite textual.

A conclusão da redação Enem na prática

Após aplicar as estruturas delineadas acima, você desenvolverá uma conclusão como no fragmento a seguir:

Depreende-se [PF], portanto, que a dolorosa epidemia de suicídio [RT] requer [V] a corresponsabilidade de uma cultura de acolhimento [AI], em que a filosofia do ouvir e o fortalecimento dos laços afetivos nutram a prevenção [D]. Portanto [PF], a ampla disseminação de casas de apoio [ME], pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, conjuntamente à sociedade voluntária [A], com campanhas online, divulgação de cartazes e cadastramentos de cidadãos dispostos a ouvir [MO], que promovam o diálogo intrafamiliar e institucional [D], quebrará o tabu da morte autoprovocada [E]. Logo, a morte prenunciada de tantos “Cancellier’s” encontrará ouvidos atentos à vida [Logo, FLOREIO = neste caso, volta à inspiração.].

Conforme exemplificado, na conclusão, o pensamento argumentativo passa pela retomada do Comando principal (Tema) e pela proposta de intervenção

No caso do parágrafo desenvolvido acima, a proposta de intervenção se desdobrou sobre o conjunto de ações governamentais e individuais, fundamentais para a construção de uma “filosofia do ouvir”.

O problema que evoca essa solução consiste no sentimento de abandono familiar e institucional sofrido pelo suicida.

Assim, a ação interventiva suscita as seguintes perguntas:

[AI] Diante do problema, o que se fez?
[ME] Com o que se fez?
[A] Quem fez?
[MO] Como fez?
[D] Detalhamento
[E] E o resultado

Você aprendeu sobre a produção da conclusão da redação ENEM, mas ainda fica com medo de não saber como começar sua redação? Aprenda a sumir com o “branco” e com o nervosismo que podem te afetar na hora da prova!

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Como começar uma redação ENEM

Sabe aquele momento em que você se depara com a prova de redação ENEM e bate um enorme nervosismo?

Hoje, você descobrirá o que fazer para sumir com esse nervosismo e, de quebra, aprenderá a aquecer sua mente de uma maneira muito simples.

Nesta série de artigos produzidos pela parceria Studos + Método Radlinski, você já aprendeu sobre a intencionalidade da prova de redação ENEM, assim como já teve acesso às melhores técnicas para redigir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de seu texto.

Mas resta a pergunta: o que produzir primeiro ao abrir a prova de redação ENEM?

Conheça a técnica, desenvolvida pelo Método Radlinski, que mudará o modo como você escreve!

Como começar uma redação ENEM: A Baixa

A Baixa abarca uma ferramenta muito simples e poderosa.

Ela consiste em decompor os significados/sinônimos dos termos presentes no comando da temática apresentada.

Tome por exemplo, as Baixas a seguir, realizadas com base no tema “O valor, o papel e a função da família tradicional”

O valor,o papele a funçãoda famíliatradicional
O significado, o dever e a missão do núcleo familiar clássico
A importância, a obrigação e a incumbência da parentela comum
A relevância, o encargo e a posição do lar convencional

Com a prática, realizar a Baixa induzirá seu cérebro a acessar certas significações. E isso vale muito naquela hora em que bate o branco.

Veja que, ao decompor os sinônimos de cada vocábulo, automaticamente, você dispõe de frases que podem ser utilizadas para retomar o tema da redação, em determinados momentos de seu texto.

Quer mais dicas geniais como esta? Acompanhe, continuamente, nossas redes!

Bons Studos!

Studos e Redação Enem

A intencionalidade da prova de redação ENEM

Preparar-se para a prova de redação ENEM demanda uma compreensão sobre o que a banca examinadora espera de você, enquanto produtor de texto, no cenário de uma prova desenvolvida pelo Governo Federal, ou seja, faz-se necessária a identificação da intencionalidade do exame. Após a identificar, durante a escrita, você deve observar, pontualmente, certos objetivos e propósitos para que seu texto atenda aos critérios utilizados pela Banca.

Analisando as últimas propostas da prova de redação ENEM, é possível reconhecer a presença de muitos temas em que predominam os problemas sociais. Essas temáticas envolvem assuntos objetivos e partilhados na vida concreta. Portanto, para desenvolvê-los, é essencial a utilização de uma linguagem simples, direta e objetiva, a fim de os contornar de modo responsivo à intencionalidade.

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Doenças causadas por nematelmintos: Macete

Hoje vamos aprender um macete de doenças causadas por nematelmintos!

Os nematelmintos são vermes que podem viver em ambientes aquáticos ou terrestres, ou como parasitas em plantas, animais e seres humanos, causando diversas doenças.

Como existem muitos seres que causam muitas doenças e isso pode acabar confundido você na hora dos estudos, fizemos um super macete para você conseguir aprender quais são as doenças causadas por nematelmintos. Agora não vai mais ter erro!

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