Como aumentar a taxa de aprovação no vestibular da sua escola

Aumentar a taxa de aprovação no vestibular é um dos grandes objetivos das instituições de ensino. E para conseguir isso, é necessário que professores, coordenadores e alunos estejam engajados e trabalhando juntos. 

Ao longo do ano letivo, os professores realizam diversas atividades, provas e simulados. Isso acaba gerando um enorme volume de informações valiosas sobre o desempenho de cada estudante. A pergunta que faço para você é: como essas informações são analisadas na sua escola?

Entender e utilizar dados estratégicos a seu favor é a chave para conseguir melhorar a taxa de aprovação no vestibular! Mas fazer isso sozinho pode ser um grande desafio, por isso, é ideal contar com o apoio de plataformas educacionais para otimizar os processos pedagógicos. Assim, fica mais prático e fácil medir e analisar o desempenho individual. 

Aqui na Studos, levamos isso muito a sério. Em nossa plataforma, acessar e analisar informações desse grau é simples e intuitivo, o que facilita a tomada de decisão para a coordenação e a otimização dos processos pedagógicos da instituição. O Pró Floripa, nosso parceiro, é um exemplo disso. 

3 fatores importantes para melhorar a taxa de aprovação no vestibular

#1 Devolutivas imediatas de exercícios e provas 

Em escolas ou pré-vestibulares que não utilizam tecnologias educacionais, o professor fica no meio de uma trincheira, pois, precisa entregar o conteúdo previsto, criar atividades, corrigir provas, dar feedback aos alunos e ajudá-los a desenvolver suas habilidades e competências. 

Já com a Studos, ele pode criar uma lista de exercícios e inserir na agenda do estudante. Assim que finalizada a atividade, a correção é feita em tempo real e são criados relatórios detalhados de desempenho. Fazendo isso, o professor demonstra dedicação e atenção ao aluno que, por sua vez, vê o empenho do curso em entregar questões novas a fim de alcançarem, juntos, essa aprovação.

Banco de questões Studos - como professores podem aumentar a taxa de aprovação no vestibular

No app, os gestores também encontram rapidamente informações como: tempo que o aluno levou para responder cada questão, nível de dificuldade dela e quais foram os resultados individuais.

#2 Inteligência emocional e gestão do tempo

Para ser aprovado no vestibular é necessário muito mais do que saber somente os conteúdos. A propósito, essa é apenas uma parte de toda a preparação para a prova, sabemos que ela exige também habilidades psicológicas, inteligência emocional e gestão do tempo. 

Por isso, é de extrema importância que seus alunos estejam preparados psicologicamente para esse ambiente hostil. Você pode ajudá-los nisso, aplicando simulados periódicos aos moldes dos principais vestibulares, como o ENEM. Pense em tudo o que pode alterar o desempenho dos alunos, como tempo de prova, número de questões, tipo de questões e tempo de preenchimento do gabarito. 

#3 Engajamento dos alunos 

Por fim, sua escola precisa de alunos engajados, que focam em seus objetivos. Isso não acontece por acaso, você precisa mostrar que eles estão no caminho certo para a aprovação. Todos os fatores anteriores contribuem para que os estudantes se sintam preparados, mas você deve dar uma dose extra de motivação para eles. 

Na Studos, seus alunos têm um ambiente exclusivo de metas. Nele, eles podem selecionar o curso e a universidade que sonham em ser aprovados, para identificar pontos de melhoria de acordo com as notas de corte dos anos anteriores. Além disso, uma inteligência artificial cria treinos personalizados de acordo com o desempenho de cada aluno. Uma ótima maneira de planejar os estudos extras. 

Conclusão

O aumento na taxa de aprovação no vestibular está diretamente ligado ao engajamento de todas as pessoas: coordenadores, professores e alunos. 

A coordenação precisa estar disposta a melhorar os processos pedagógicos, buscando soluções para que os professores possam dar total atenção ao desenvolvimento dos alunos, sem gastar horas desnecessárias em atividades mecânicas. 

Os professores devem analisar dados estratégicos e entender a necessidade dos seus alunos para entregar com mais assertividade os conteúdos em sala de aula. Já os alunos, têm que estar totalmente focados em seu objetivo — a aprovação no vestibular. 

Plataforma Studos para escolas - melhore o aprendizado dos seus alunos