Dando sequência à série de publicações sobre possíveis temas de redação para o ENEM 2020, a Studos, em parceria com o professor Everaldo Radlinski, elaborou mais uma proposta para você. Portanto, este material, assim como os anteriores, foi elaborado segundo o método Radlinski. O terceiro tema escolhido é “os desafios ao empreendedorismo no Brasil”.
Em tempos de crise, o empreendedorismo acaba ganhando destaque no âmbito socioeconômico. Sendo assim, a proposta temática tomou conta do país devido à pandemia do novo coronavírus, bem como ao momento de crise política e econômica que estamos vivendo. Pesquisas feitas por órgãos como o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) apontam um crescimento no número de jovens empreendedores, além de evidenciarem um aumento considerável do número de mulheres apostando no empreendimento.
Para elucidar o assunto, trouxemos a proposta, textos motivadores ricos em dados e exemplos de repertório sociocultural. O repertório contém pesquisas, notícias, manchetes e imagens. As informações estão divididas, inclusive, em sugestões de introdução, desenvolvimento 01 e desenvolvimento 02. Ressaltamos a importância de sempre relacionar os argumentos selecionados ao tema proposto.
Não esqueça de ler o material na íntegra e, em seguida, realizar o exercício da escrita!
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Proposta ENEM
2 → Instruções
3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski
1 → Proposta ENEM
Em tempos difíceis, é bastante natural as pessoas optarem pelo empreendedorismo na hora de sair do vermelho. A iniciativa contribui para o crescimento pessoal de quem o faz e também para a economia do país. Nesse cenário, é bastante comum as pessoas buscarem algum tipo de referência ou modelo a ser seguido […]. Um ótimo exemplo a ser seguido é a trajetória da rede Magazine Luiza. Hoje com mais de 760 lojas em todo o País, o Magazine Luiza é uma das Top of Minds (marca mais lembrada) do Brasil no setor e encontra-se em constante crescimento no mercado.
A história de Magazine Luíza teve início, em 1957, com o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios da atual gestora, Luiza Helena Trajano. Tudo começou quando Dona Luíza, que sempre trabalhou com vendas e era uma das melhores vendedoras em seu emprego, comprou a loja de presentes “Cristaleira”, em Franca. Inicialmente o intuito era criar uma rede de lojas, a fim de empregar os familiares do casal. O modelo deu tão certo que, em 20 anos, a loja já possuía cerca de 30 filiais. O nome Magazine Luiza veio anos depois por meio de um concurso cultural na rádio da cidade para escolher o nome da loja.
Luiza Helena, que há mais de 25 anos é presidente da rede, começou a trabalhar na loja aos 12 anos como balconista e descobriu ali sua paixão por vendas. “Comecei a trabalhar porque adorava dar presentes e minha mãe disse que eu precisava ganhar dinheiro para poder presentear as pessoas”, relembra. Filha e sobrinha única de uma família de vendedores, Luíza acredita que o gosto por vender está em seu DNA […].
Pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, revela o novo perfil do empreendedor no País.
https://istoe.com.br/cresce-numero-de-jovens-empreendedores-no-brasil/
Pesquisa também constatou que as mulheres já correspondem a 51% dos empreendedores iniciais.
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema os desafios ao empreendedorismo no Brasil, apresentando proposta de intervenção sociocultural, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
2 → Instruções
1. Leia e observe atentamente a proposta.
2. Evite copiar trechos dos textos apresentados.
3. Ocupe as linhas de uma margem até a outra e observe o espaçamento adequado entre as palavras.
4. Não escreva em versos, use linguagem clara e utilize a norma culta da língua portuguesa.
5. Não se esqueça de dar um título à sua redação (facultativo na opção ENEM).
6. Use caneta com tinta preta ou azul para transcrever seu texto do rascunho para a folha oficial de redação.
7. Escreva com letra legível.
8. Não serão corrigidas redações escritas a lápis nem redações na folha de rascunho, ou ainda, ilegíveis, ou as linhas escritas no verso ou fora do máximo permitido.
9. Mínimo de 07 (sete) linhas ENEM e máximo de 30.
10. Será atribuído zero à redação com fuga total do tema ou resultante de plágio, ou ainda, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte de texto desconectada do tema.
3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski
O fortalecimento do empreendedorismo no Brasil
Sugestão de informação: Introdução
Taxa de empreendedorismo no Brasil chega a 38%
Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), Brasil chegou a 38 na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. E esse número só tende a aumentar. […] Com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foi possível constatar que entre brasileiros de 18 a 64 anos, 36 em cada 100 tem um negócio ou uma atividade empresarial ou então, está no caminho. Uma vez que isso significa um terço da população, esse foi o melhor resultado do país desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2002.
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/taxa-de-empreendedorismo-no-brasil-chega-a-38/
Sugestão de informação: Desenvolvimento 01
Pesquisa Desafio dos Empreendedores Brasileiros
Sugestão de informação: Desenvolvimento 02
Com o tema “Empreender é para todos”, o Sebrae-SP prepara o maior evento de empreendedorismo do Brasil repleto de novidades.
https://exame.abril.com.br/pme/feira-do-empreendedor-do-sebrae-comeca-hoje-em-sao-paulo/
Com expectativa de receber 150 mil visitantes em quatro dias, a edição 2019 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP abriu as portas na manhã de hoje, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na data de hoje, 5 de outubro, também se comemora o Dia do Empreendedor. O evento deste ano tem como tema “Empreender é para todos” e leva ao público mais de 500 expositores e uma extensa agenda de atividades, palestras e oficinas. Para o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade para motivar a sociedade a empreender e fazer com que o brasileiro recupere a esperança. “Nós precisamos criar as condições necessárias para capacitar, e aqui damos as condições para as pessoas abrirem seus próprios negócios e também para fazer os jovens empreender”, afirmou.
O empreendedorismo no Brasil é uma atividade econômica que envolve a criação e a operação de uma empresa. Com o objetivo de criar valor ou riqueza, garantindo a utilização ideal dos recursos.
Como essa atividade de criação de valor é realizada continuamente em meio a um ambiente de negócios muitas vezes incerto o empreendedorismo no Brasil, portanto, é considerado uma força dinâmica.
http://areasigns.com.br/site/portfolio/o-boticario/
Miguel Krigsner
A história de sucesso do farmacêutico começa a ganhar forma no ano de 1977 quando abriu as portas da sua primeira farmácia de manipulação em Curitiba (PR), chamada de “O Boticário”.
O foco era a fabricação de remédios, mas foi com a produção de produtos de beleza, cosméticos e perfumaria que o seu empreendimento começou a ganhar notoriedade, fazer sucesso e atrair clientes. Visionário, ao invés de achar que estava no ramo errado, Miguel viu uma grande oportunidade de negócio e decidiu enveredar pelo caminho dos cuidados com a beleza.
Isso fez “O Boticário” decolar definitivamente e ganhar o país inteiro. Hoje possui uma rede com mais de 3.800 lojas, entre próprias e franquias; mais de 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos; e está presente em mais de 1750 cidades. Além disso, seu modelo de negócio já acumula mais de 900 franqueados e é considerado como o maior sistema de franquias do mundo. Como se não bastasse tudo isso, o grupo “O Boticário” também é dono outras marcas importantes como: Eudora, Quem disse Berenice? e The Beauty Box.
https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-a-historia-de-5-grandes-empreendedores-brasileiros/
https://sites.natura.com.br/revista/espaco-natura-c14-v1-0
Antônio Luiz Seabra
Em 1969, Antônio, experiente no trabalho em grandes indústrias, lançou sua empresa: uma loja dedicada ao ramo de perfumaria e cosméticos. Entretanto, sua visão de negócios não era a de esperar que seus clientes fossem até ele, mas sim, de oferecer de porta em porta os seus produtos por meio da venda-direta. Daí nasceu a Natura.
Seu pioneirismo deu muito certo e 47 anos depois seu empreendimento se destaca com um dos maiores do setor, tendo expandido suas operações para mais de 9 países localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. Seu valor de mercado está na casa dos 18 bilhões de reais e um de seus diferenciais é defender a sustentabilidade na produção de seus produtos.
https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-a-historia-de-5-grandes-empreendedores-brasileiros/
Confira outros possíveis temas para a redação do Enem 2020:
“o combate à hipersexualização das crianças nas redes e na mídia”
“os desafios do combate aos maus-tratos para com os animais no Brasil”