Processos pedagógicos: caso Pró Floripa

Muitos colégios e cursos pré-vestibulares estão buscando otimizar os seus processos pedagógicos para facilitar a vida dos professores e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos.

Essa mesma necessidade também surgiu no pré-vestibular Pró Floripa. Conforme o seu crescimento, foi preciso focar na otimização dos seus processos pedagógicos. Mas antes de falar quais eram os seus problemas e como eles conseguiram resolver, quero que você conheça o pré-vestibular.

Sobre o Pró Floripa

Atuando no mercado desde 2017, o Pró Floripa é um cursinho pré-vestibular localizado no centro de Florianópolis/SC com o foco na preparação de estudantes oriundos de escolas públicas e privadas interessados na aprovação dos vestibulares mais concorridos do Sul do país. Hoje a instituição conta com 28 docentes, 14 disciplinas e uma Psicóloga que acompanha e mentora o desempenho dos estudantes ao longo do curso.

otimização de processos pedagógico - Ana - Pró Floripa
Foto: Fernanda Ribeiro (Customer Success Studos), Wilson Fernandes (Cofundador e COO Studos) e Ana Luísa Silva (Assistente Pedagógica Pró Floripa)

Por que a necessidade de otimizar os processos pedagógicos?

O Problema

Falta de material atualizado

Um dos maiores problemas encontrados pelo Pró Floripa era conseguir manter conteúdos referentes às questões de vestibulares sempre atualizados. Como o material era todo impresso, a busca por questões por parte dos professores era trabalhosa, resultando numa total perda de tempo.

Não conseguir medir o desempenho do aluno

Para preparar o aluno do Pró Floripa para os melhores vestibulares, uma das estratégias é a aplicação de simulados. No entanto, só essa atividade não é o suficiente para identificar, de forma assertiva, qual o real desempenho dos estudantes, seus pontos fortes e fracos. Por isso, os Professores e a equipe pedagógica sentiram a necessidade de identificar quais as reais dificuldades dos seus alunos, a fim de estruturar um projeto de estudo personalizado e individualizado, indo ao encontro das tendências educacionais do século XXI.

A solução

No início deste ano, o Curso Pró Floripa e a Studos deram início aos primeiros projetos para atender as demandas pedagógicas citadas e, com menos de um mês de parceria, já é possível identificar as melhorias proporcionadas pela Plataforma.

Abaixo você encontra o relato completo da Ana Luísa Silva, Assistente Pedagógica do Pró Floripa, sobre o uso da Studos na instituição:

“Todo o processo de criação de tarefas e inclusão dos alunos e professores é extremamente intuitivo e simples. Além disto, o aspecto visual da plataforma e as possibilidades de organização e acompanhamento do uso em gráficos são primordiais para as rotinas pedagógicas.

As distribuições das opções de manuseio dentro das abas, no canto superior esquerdo da tela, facilitam a organização da Coordenação e dos Docentes, possibilitando uma exploração de todos os recursos de forma clara e imediata. Para o nosso caso particular, o recurso da Agenda tem sido basilar, fazendo com que o contato entre professores e coordenação pedagógica para a criação de Tarefas,  Simulados, outros materiais e rotinas seja ainda mais eficiente.

A Plataforma Studos tem nos permitido realizar um trabalho de fato diferenciado e mais atento, principalmente pela observância do perfil do aluno da Instituição e da bagagem de conhecimento notoriamente em descompasso quando relacionada a todas as disciplinas e principalmente nas Ciências Exatas.

Grande parte dos alunos provindos da rede privada de ensino já teve contato com a Plataforma anteriormente utilizando-a em outro contexto. Os alunos provindos da rede pública de ensino nunca utilizaram a plataforma mas a conheciam por meio das Redes Sociais. Ambos os perfis de aluno se consideram satisfeitos e engajados de forma geral.

O serviço de Psicologia da instituição, coordenado pela psicóloga Alice Zamboni Rossi, especialista em Orientação Profissional, observou a ferramenta de forma muito positiva e com potencial singular para a orientação dos alunos em suas rotinas de estudos e planejamento com foco para os Vestibulares. Durante os atendimentos individuais prestados pelo Serviço de Psicologia, observou-se a possibilidade de mostrar ao aluno visualmente como de fato se organizar e planejar metas conforme as métricas oferecidas pela plataforma.”

Veja também:

Colégio Vila Olímpia e a parceria com a Studos

Criar e corrigir provas: como reduzir o tempo gasto?