Estudar nas férias: sim ou não?

Enfim as férias vem chegando… ahhh, aquele descanso merecido. Mas aí vem a confusão mental: aproveitar para estudar nas férias para colocar os estudos em dia ou curtir?

Você anda estudando todos os dias num ritmo intenso, cerca de 12 – 14 horas por dia, até que então, chega a linda das férias e você pensa: estudar nas férias ou não?
Realmente, não existe uma reposta certa para essa pergunta. Cada estudante sabe o quê e para quê está estudando, e dando o seu melhor para passar nos cursos mais concorridos.
Então, para você decidir se vai continuar estudar nas férias, pergunte-se duas coisas. Lembrando que tudo depende daquele planejamento que você fez no inicio do ano e como ele vem sendo cumprido.
Vamos lá!

1ª – Está tudo ok com o meu plano de estudo?

As aulas assistidas foram estudadas? Estou em dia com as matérias?
Se sim, você pode e deve curtir as férias e relaxar, sem peso na consciência, desconecte-se da rotina e se divirta. Coloque no seu plano de estudos quando você deve voltar para rotina. Estudar nas férias? Só para dar uma revisada antes de voltar às aulas!

2ª –  Tenho aulas e exercícios atrasados?

Se você se encontra nessa situação, atenção: estudar nas férias pode ser ótimo para reorganizar a sua vida de vestibulando!
Sabemos que deve-se ter muita determinação pois o “clima” de férias não é nada propenso para quem tem uma meta em mente. De qualquer forma, lembre-se: esse é o seu sonho!
Estudar em casa pode ser um problemão para a concentração. Uma viagem marcada a tanto tempo atrás, pode não combinar com livros e apostilas. Estes são um dos poucos exemplos que podem atrapalhar os planos de deixar os estudos em dia.
Aliás, muitos alunos se propõem a colocar em dia os conteúdos atrasados e no primeiro dia de aula após as férias, confessam que nem se quer conseguiram abrir a apostila. Assim, os dias que eram pra ser bem legais, acabaram se transformando em frustração.
Na verdade, cada estudante tem um ritmo e uma estratégia de estudo e não há receitas prontas para o que é melhor ou pior.
Resumindo: deixar os conteúdos em dia é muito importante, e, as férias são bons momentos. Mas a cobrança da família e dos amigos para curtir pode ser grande e, é aí que você tem que decidir.
Se optar por curtir, descanse bastante, fique com a família. Porém não esqueça de se reorganizar nas semanas seguintes para deixar em dia conteúdos atrasados.
O que você não poderá deixar acontecer, é essas semanas de férias se transformarem num grande sentimento de culpa por não ter conseguido cumprir com o planejado. Por isso, é importante estudar nas férias.

Lembre-se, planejamento é fundamental para a aprovação e o sucesso no vestibular!

Boas Férias e Bons Studos!
Equipe Studos.
 
Veja também:
Como fazer um plano de estudos
Como estudar sozinho e ser aprovado
5 dicas para você passar em medicina