Correção de provas: como usar a tecnologia a seu favor - Studos

Correção de provas: como usar a tecnologia a seu favor

Apostar em soluções tecnológicas é uma forma de otimizar processos do dia a dia em sala de aula.

Já falamos neste post que, por mais simples que possa parecer, a elaboração de provas pode ser um desafio até para os docentes mais experientes. Elas precisam estar alinhadas com o nível de cada turma e com os padrões da instituição, além de fornecer um diagnóstico para o professor sobre o aprendizado e as dificuldades dos alunos.

Toda essa etapa demanda bastante tempo — e a elaboração é só o começo. A correção exige ainda mais dos professores, visto que cada prova é realizada por dezenas de alunos. É aí que entra a tecnologia: com as soluções certas, é possível acelerar esse processo, tornando-o mais preciso e automatizado.

Confira neste artigo como a tecnologia contribui com o trabalho do professor, quais são as principais vantagens de utilizar ferramentas para a correção de provas e como funciona a plataforma da Studos.

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → A tecnologia em sala de aula

2 → Quais as vantagens de utilizar uma ferramenta para correção de provas?

3 → Como funciona a plataforma da Studos

1 → A tecnologia em sala de aula

Desde o início da pandemia, a inserção tecnológica no dia a dia escolar deixou de ser um diferencial e passou a ser encarado como uma necessidade. As aulas online se tornaram uma realidade para muitas escolas no Brasil e no mundo, e a perspectiva é de que o ensino remoto se mantenha ainda em 2021.

Ao mesmo tempo em que pode ser encarada como um desafio por muitos professores, a tecnologia em sala de aula também é um recurso importante para diminuir o tempo que eles dedicam para tarefas rotineiras. Um relatório elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tendo com base a realidade de 32 países apontou que o professor brasileiro gasta até 22% a mais de tempo que o de outros países somente com a correção de provas.

O estudo também apontou que o tempo que os profissionais dedicam ao trabalho em sala de aula no Brasil também é maior que a média. Enquanto nos outros países são investidas 19 horas semanais, os educadores brasileiros têm esse número elevado para 25.

2 → Quais as vantagens de utilizar uma ferramenta para correção de provas?

1) Otimiza o tempo do professor

Ainda que a sobrecarga dos professores brasileiros esteja ligada, muitas vezes, ao fato de que muitos não trabalham em regime de dedicação exclusiva, uma ferramenta que auxilia na correção de provas certamente vai ajudar a reduzir as horas dedicadas para a tarefa.

2) Com mais tempo disponível, a dedicação aos alunos aumenta

Uma vez que o professor não precisa despender tantas horas com a burocracia da correção de provas, ele também consegue dedicar mais tempo na elaboração das aulas. Isso se reflete diretamente na performance do professor e na qualidade do ensino em sala de aula.

3) Acompanhar as dificuldades dos alunos

Mais do que acelerar a correção das provas, o sistema também permite que o professor entenda de forma mais fácil quais são as dificuldades dos alunos e como o plano de estudos pode ser adaptado para ajudá-los.

4) Resultados mais rápidos

O sistema automático de correção de provas também reduz a ansiedade dos alunos em relação aos resultados das provas: o feedback é rápido e ajuda a reduzir drasticamente os processos de reavaliação de notas.

3 → Como funciona a plataforma da Studos

A Studos conta com uma plataforma simples e intuitiva que pode ser utilizada desde a elaboração até a correção de provas. 

1) O primeiro passo é a criação das provas, que também é feita através da plataforma. É possível tanto criar questões do zero como usar e/ou adaptar aquelas contidas no seu banco de questões.

2) No banco de questões, você consegue filtrar por tipos de questões, disciplinas, instituições, grau de dificuldade, entre outros critérios.

3) Para a aplicação de provas online, por enquanto, as questões discursivas, de preencher lacunas e redações ainda não estão disponíveis para aplicação digital. Nas provas online devem ser usadas as questões de múltipla escolha, certo ou errado e as opções de somatória. 

4) Ao editar as questões, você pode alterar o gabarito e o seu peso. Nas questões autorais, o processo é o mesmo.

5) Após criada, a prova estará disponível para agendamento. Selecione as turmas que irão responder a prova, o dia/hora de começo e término, a opção de não mostrar resultados e aí é só salvar.

6) Assim que os alunos finalizarem a prova, já é possível corrigir as respostas. É só acessar a prova e selecionar a opção Corrigir atividade.

7) Nas provas objetivas, essa correção é feita de forma automática. Já nas provas dissertativas, é necessário acessar a opção Critérios de correção e a opção Português: redação para abrir a lista de tópicos que irão compor a nota dos alunos. Em cada campo, selecione o quanto o aluno atingiu em cada critério e a nota já será gerada automaticamente no final da página. Para salvar a nota, é só clicar em Confirmar correção.

8) Depois de fazer o mesmo com as redações dos demais alunos, clique em Salvar e Sair para finalizar. Aí é só gerar o relatório de notas.
Quer saber mais sobre a plataforma? Entre em contato conosco ou faça um teste grátis.

Talvez você goste também

Métodos de avaliação: qual o mais adequado

Dentre todas as opções utilizadas em sala de aula, será que existe um método ideal para avaliar a aprendizagem dos alunos? A forma como a maioria das instituições de ensino avalia seus alunos, independentemente se é Educação Básica, Ensino Superior ou outro segmento educacional, sempre é um assunto que rende inúmeras discussões. Será que é […]

Escrito por Lara em fevereiro 18, 2021

Tecnologia em sala de aula. Por onde começar?

Apesar de estar tão presente no nosso cotidiano, desde o acordar até o dormir, a implantação de tecnologia em sala de aula ainda não é uma tarefa fácil e exige bastante criatividade e jogo de cintura do professor, ainda mais porque nos dias de hoje as crianças chegam em sala de aula conectadas e dominando […]

Escrito por Leonardo Prates em fevereiro 1, 2021

Qual a importância da tecnologia na educação?

A importância da tecnologia na educação hoje é inegável, visto que as novas ferramentas técnicas auxiliam todos os atores envolvidos na cadeia escolar, seja facilitando o trabalho do professor e do coordenador com a otimização de processos, ou contribuindo para a aprendizagem do aluno com a resolução de exercícios. Hoje vou focar em um dos […]

Escrito por Fernanda Ribeiro em dezembro 11, 2020