Concurso da Polícia Federal: Big Data

O concurso da Polícia Federal está cada vez mais próximo e queremos ajudar você a estar preparado para esse dia. Para isso, em parceria com o Essencial Concursos, fizemos este artigo sobre o tema “Big Data”, para você não ter mais dúvidas sobre o assunto, já que ele é um grande candidato a aparecer na prova.

Bônus: no final do artigo tem simulado da Polícia Federal!

O que é Big Data?

O Big Data consiste no uso avançado de um banco de dados. Trata-se de um banco de dados muito grande (daí o nome “Big Data”), alimentado constantemente por novas informações, coletadas de várias fontes (principalmente de redes sociais e outras plataformas).
Contém informações muito variadas que passam por diversos métodos de análise e servem à uma empresa na tomada de decisões, análise de tendências, soluções de problemas e, principalmente, aumento de lucro.

O Big Data se baseia no modelo de 5 Vs:

1) VOLUME

O Big Data deve ser capaz de armazenar um grande volume de dados.

2) VELOCIDADE

O Big Data deve ser capaz de processar os dados com muita velocidade, de forma que os resultados obtidos possam ser aplicados no menor tempo possível.

3) VARIEDADE

O Big Data deve ser capaz de lidar com dados muito variados, que são tecnicamente descritos como:

  •  Estruturados: dados simples, como nome, endereço, CPF, e-mail, sexo, etc.
  • Não-Estruturados: dados mais complexos, como documentos, apresentações de slides, vídeos, áudio, informações colhidas de redes sociais, etc.

4) VERACIDADE

O Big Data deve ter garantias de que as informações por ele armazenadas e os resultados oriundos do seu processamento sejam confiáveis.

5) VALOR

O Big Data, quando utilizado de forma correta, costuma agregar valor, não só aos dados que ele armazena, mas à empresa, que obtém lucro e se torna mais competitiva e eficiente.

Simulado para o concurso da Polícia Federal

Agora que você já sabe tudo sobre Big Data, que tal testar os seus conhecimentos?
A Studos está com um simulado aberto para o concurso da Polícia Federal. São 120 questões, estilo CESPE, onde você poderá identificar quais os seus pontos fortes e fracos.
Quero fazer o simulado para o concurso da polícia federal.