Como fazer um Plano de Estudos

3 dicas para você fazer um ótimo Plano de Estudos

Estudar sozinho é a opção de muitos jovens que já se formaram no ensino médio ou que estão tentando mais uma vez outra graduação. Quando somos donos do próprio horário e não tem quem nos oriente dia a dia, pode ser difícil ter uma rotina de estudo. Mas isso é possível e queremos mostrar para você como fazer isso da melhor forma por meio de um plano de estudos.

Abaixo listei o que eu observo nos estudantes que tiveram sucesso estudando sozinhos. Acompanhe:

1 – Antes de tudo, prepare sua mente para estar realmente motivado

Em primeiro lugar, você tem que ter em mente que pra ingressar em qualquer curso concorrido tem que ter muita persistência. Se o que você quer é medicina, por exemplo, você tem que se imaginar sendo médico e fazendo aquilo que mais sonha. Isso nos ajuda a superar os momentos mais difíceis e cansativos. Tive vários alunos que ficaram 4 anos estudando para realizar o sonho de ingressar em uma universidade para medicina. E não foram poucos alunos!

2 – Seja organizado na hora de estudar sozinho

Você tem que planejar sua vida de estudante. Uma coisa boa é montar uma rotina dividida para conteúdos teóricos e prático. Os teóricos consistem em estudar os temas de cada disciplina, e o conteúdo prático, em resolver os exercícios sobre os temas recém-estudados. É aí que o Studos entra para lhe ajudar muito, pois possuímos um banco de questões com centenas de vestibulares de todo o Brasil e do ENEM, tudo separado por assunto e com análise dos seus resultados ao final.

Resolva agora: provas anteriores da Unicamp e da Fuvest 

3 – Monte um plano de estudos

Faça uma tabela com os dias da semana (pode ser no computador ou no papel, você escolhe) e organize suas estratégias. Cada aluno tem a sua e, à medida que vai evoluindo nos conteúdos e adquirindo experiência e domínio sobre os conteúdos, passe a modificar as estratégias iniciais.

Veja um exemplo de plano de estudo

Observe que este modelo organiza o estudo pelos turnos ao longo do dia.

PERÍODO DA MANHÃ

SEGTERQUAQUISEXSAB
PERÍODO MATUTINO – CONTEÚDO TEÓRICO
BIO/GEOFISHIST/LEMATQUIPOR/RED
7:30 – 12:007:30 – 12:007:30 – 12:007:30 – 12:007:30 – 12:007:30 – 12:00

A cada uma hora ou uma hora e meia, procure levantar e se esticar, mas não passe de 10 minutos. Escolha um momento, no meio da manhã, por volta das 10h, para se alimentar, alongar, dar uma volta, tomar um ar e escutar uma boa música para repor as energias. Pode ser até 30 minutos. O importante é que você curta o seu intervalo! Também é muito importante ter uma alimentação saudável e leve para encarar toda a jornada de estudos.

PERÍODO DA TARDE

No período vespertino é hora de treinar o conhecimento estudado pela manhã. Você pode fazer isso de uma maneira fácil através do Studos App, resolvendo exercícios pelo aplicativo.

Sempre comparo o estudante aos atletas profissionais. Um bom atleta tem que estar sempre repetindo os mesmos exercícios pra não errar na hora da competição. Um aluno é fera porque resolveu muitos exercícios e, por isso, já conhece os caminhos certos para acertá-los se encontrá-los numa prova. Quanto mais treino, mais chance de acerto.

Também quero ressaltar que uma das maneiras para nunca mais esquecermos uma questão é errando. Mas pra isso funcionar, temos que descobrir por que erramos. Então sempre se pergunte: Por que errei? Vai lá e descubra! Refaça a questão com atenção e você verá que essa questão, até mesmo um assunto, irá ficar em sua mente por um longo tempo. Será uma aprendizagem significativa.

Novamente, organize sua tarde, como você fez com o período matutino. Aproveite seus intervalos para relaxar e, assim como na manhã, não ultrapasse de 30 minutos.

Exemplo de plano de estudos período vespertino

SEGTERQUAQUISEXSAB
PERÍODO VESPERTINO – CONTEÚDO PRÁTICO
BIO/GEOFISHIST/LEMATQUIPOR/RED
13:30 – 18:0013:30 – 18:0013:30 – 18:0013:30 – 18:0013:30 – 18:0013:30 – 18:00

Escolha um momento, no meio da tarde, por volta de 15h30, para se alimentar e repor as energias. Não se esqueça também de manter uma alimentação correta que dê saúde para encarar o seu desafio (isso é muito importante!).

PERÍODO DA NOITE

Não pense que acabou, ainda tem a noite!

A ideia é se atualizar assistindo a um noticiário, ler um jornal ou uma revista semanal, como a Carta Capital, por exemplo, e ler os livros solicitados pela universidade que você pretende fazer o vestibular. Você pode começar com o resumo que fizemos sobre a Crise das Coreias.

Mão na massa!

A proposta acima é baseada em observações de alunos que tiverem sucesso estudando sozinhos por meio de um plano de estudos. Quero reforçar que não existem receitas prontas para passar nos cursos mais concorridos porque cada pessoa tem seus próprios pontos fracos, fortes e momentos de maior produtividade. Caberá a você ir descobrindo a sua evolução.

Tive vários alunos que depois de tantos cursinhos passaram a estudar sozinhos, focados em resolver exercícios, escrever uma boa redação e não deixar um acontecimento importante da atualidade passar em vão. Resultado: aprovados em medicina!

Bons Studos!

Plano de estudos - Wilson

Aqui estão outras dicas de estudos em nosso blog que poderão lhe ajudar:

Como estudar para o ENEM?

5 dicas para você passar em medicina

1º lugar e aprovada em medicina, conheça Laura