Captação de alunos: 5 estratégias essenciais para escolas - Studos % %

Captação de alunos: 5 estratégias essenciais para escolas

A captação de alunos sempre foi uma das principais dificuldades das escolas. Sem novos estudantes, as instituições de ensino não crescem e se desenvolvem. Por isso, é preciso que gestores e coordenadores pedagógicos, como você, inovem, estejam preparados para um mercado cada vez mais competitivo e mostrem seus diferenciais de maneira eficaz.

Essa não parece uma tarefa fácil, mas ter um processo definido para captação de alunos não é exclusividade de grandes sistemas de ensino.

Por isso, selecionamos as 5 estratégias essenciais para escolas captarem mais alunos

1. Invista na sua escola

Quando falamos em investir na escola, muitos ainda imaginam grandes reformas ou novos laboratórios que podem custar muito caro. Mas, você já parou para pensar que envolver as novas tecnologias no seu processo pedagógico também é investir no valor agregado ao ensino da sua instituição? 

Existem diversas soluções educacionais que auxiliam os estudantes a aprender, contribuem com o acompanhamento pedagógico individual ou facilitam a vida dos professores diminuindo o tempo de criação e correção de provas.

2. Trace um plano de ação escolar

O plano de ação escolar é um dos principais instrumentos que as instituições de ensino utilizam para traçar seus objetivos e estratégias. Por isso, é fundamental que ele esteja alinhado com as expectativas de desempenho da escola na captação de alunos.

Depois de definir suas metas, é preciso acompanhar periodicamente os resultados obtidos para repensar ações que não estão dando certo ou replicar aquelas que têm um bom resultado. Deixar essa etapa de lado é um erro comum, e que tem um impacto muito negativo nos resultados da instituição.

Quer saber como analisar os resultados do seu plano de ação escolar? Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuito:


3. Conheça seus concorrentes 

Entender o mercado da sua cidade, ou até mesmo seu bairro, é fundamental para que as estratégias de captação de alunos funcionem. É preciso perceber quais elementos são únicos da sua instituição e quais são os diferenciais das outras escolas.

Pesquisas desse tipo demandam um certo gasto de energia, mas também, poupam muito retrabalho. Já que, dessa forma, você pode analisar as técnicas e ferramentas dos seus concorrentes e saber previamente o que dá certo, ou não.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, é outro aliado. Com uma pesquisa breve, é possível saber quantas matrículas foram realizadas na sua cidade para o Ensino Médio em escolas privadas. Assim, você consegue ser mais assertivo e enxergar as reais possibilidades de crescimento nesse mercado.

4. Explore o marketing para captação de alunos

Mostre o que está sendo feito na sua instituição de ensino, quais eventos ela promove, as parcerias que são fechadas, a taxa de aprovação no vestibular do último ano ou até mesmo a história de ex alunos que conquistaram uma carreira de sucesso.

Se engana quem acha que o marketing deve ocorrer apenas durante os meses de matrícula. Ele deve sim, ser intensificado nesse momento, mas o que é feito durante o período letivo também influencia na decisão de pais e estudantes. Dessa maneira, a escola demonstra consistência e responsabilidade.

Dê provas de que a sua escola é inovadora, que é diferente das outras e que é a melhor opção para pais e alunos. 

5. Tenha uma relação próxima com os alunos e pais

Reter os alunos que a sua instituição já tem é muito mais barato do que captar novos! 

Você e sua equipe se esforçaram muito para consegui-los e agora é sua missão mantê-los felizes e engajados. Além disso, não existe melhor forma de conquistar novas matrículas do que com a indicação de outros pais que estão satisfeitos com os resultados alcançados na sua instituição de ensino. 

Um processo de acompanhamento pedagógico individual bem estruturado e que incentiva a participação da família no ambiente escolar é um bom exemplo de que gestores, coordenadores e professores estão interessados na evolução do estudante e dispostos a tornar a experiência de aprendizagem única.

Comunicação escolar: não perca alunos por falta de atenção!

Conclusão 

Nesse artigo, você entendeu que investir em inovações educacionais, ter metas bem definidas e conhecer os concorrentes são algumas estratégias que vão ajudar a sua instituição de ensino a ter sucesso na captação de alunos. 

Além disso, observou a  importância de explorar as possibilidades do marketing e manter uma relação próxima com os estudantes e suas famílias para demonstrar consistência, responsabilidade e influenciar na sua escolha. 

Talvez você goste também

Ebook: Como analisar os resultados do meu plano de ação escolar

Se você chegou até aqui é porque já entende a importância do plano de ação escolar para o sucesso da sua instituição de ensino. Porém, planejar é apenas uma parte do trabalho. Para que você alcance seus objetivos, é preciso ir além e medir periodicamente os resultados atingidos, identificar pontos de melhoria e construir um […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

O setor da educação está passando por muitas transformações, uma delas, é a utilização de dados para tornar o acompanhamento pedagógico mais assertivo. Isso, não só ajuda os gestores a entender cada aluno individualmente, como também aumenta os índices de retenção e as chances de aprovação no vestibular. Infelizmente, essa ainda não é a realidade […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Tecnologia em sala de aula. Por onde começar?

Apesar de estar tão presente no nosso cotidiano, desde o acordar até o dormir, a implantação de tecnologia em sala de aula ainda não é uma tarefa fácil e exige bastante criatividade e jogo de cintura do professor, ainda mais porque nos dias de hoje as crianças chegam em sala de aula conectadas e dominando […]

Escrito por Leonardo Prates em novembro 26, 2019

Banco de questões para escolas: quais os benefícios?

Arrisco dizer que todo coordenador, em algum momento da sua carreira,  já começou a organizar um banco de questões para sua escola. A grande questão é que, a maioria deles se perde em meio a tantas pastas e, aos poucos, vai deixando esse projeto tão importante de lado.  Em outros casos, quando o banco é […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Ebook: Como avaliar o desempenho dos alunos com a Studos

Você provavelmente já ouviu falar em business intelligence, ou BI, e como ele ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas e planejar o futuro. Pode parecer um processo simples, mas coletar, analisar, organizar e compartilhar dados é um grande desafio para qualquer tipo de negócio, inclusive para instituições de ensino.  Existem muitos passos e […]

Escrito por Bruna Nicoletti em novembro 26, 2019

Processos pedagógicos: caso Pró Floripa

Muitos colégios e cursos pré-vestibulares estão buscando otimizar os seus processos pedagógicos para facilitar a vida dos professores e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Essa mesma necessidade também surgiu no pré-vestibular Pró Floripa. Conforme o seu crescimento, foi preciso focar na otimização dos seus processos pedagógicos. Mas antes de falar quais eram os […]

Escrito por Leonardo Prates em dezembro 5, 2019