Captação de alunos: 5 estratégias essenciais para escolas - Studos % %

Captação de alunos: 5 estratégias essenciais para escolas

A captação de alunos sempre foi uma das principais dificuldades das escolas. Sem novos estudantes, as instituições de ensino não crescem e se desenvolvem. Por isso, é preciso que gestores e coordenadores pedagógicos, como você, inovem, estejam preparados para um mercado cada vez mais competitivo e mostrem seus diferenciais de maneira eficaz.

Essa não parece uma tarefa fácil, mas ter um processo definido para captação de alunos não é exclusividade de grandes sistemas de ensino.

Por isso, selecionamos as 5 estratégias essenciais para escolas captarem mais alunos

1. Invista na sua escola

Quando falamos em investir na escola, muitos ainda imaginam grandes reformas ou novos laboratórios que podem custar muito caro. Mas, você já parou para pensar que envolver as novas tecnologias no seu processo pedagógico também é investir no valor agregado ao ensino da sua instituição? 

Existem diversas soluções educacionais que auxiliam os estudantes a aprender, contribuem com o acompanhamento pedagógico individual ou facilitam a vida dos professores diminuindo o tempo de criação e correção de provas.

2. Trace um plano de ação escolar

O plano de ação escolar é um dos principais instrumentos que as instituições de ensino utilizam para traçar seus objetivos e estratégias. Por isso, é fundamental que ele esteja alinhado com as expectativas de desempenho da escola na captação de alunos.

Depois de definir suas metas, é preciso acompanhar periodicamente os resultados obtidos para repensar ações que não estão dando certo ou replicar aquelas que têm um bom resultado. Deixar essa etapa de lado é um erro comum, e que tem um impacto muito negativo nos resultados da instituição.

Quer saber como analisar os resultados do seu plano de ação escolar? Preencha o formulário abaixo e receba o ebook gratuito:


3. Conheça seus concorrentes 

Entender o mercado da sua cidade, ou até mesmo seu bairro, é fundamental para que as estratégias de captação de alunos funcionem. É preciso perceber quais elementos são únicos da sua instituição e quais são os diferenciais das outras escolas.

Pesquisas desse tipo demandam um certo gasto de energia, mas também, poupam muito retrabalho. Já que, dessa forma, você pode analisar as técnicas e ferramentas dos seus concorrentes e saber previamente o que dá certo, ou não.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, é outro aliado. Com uma pesquisa breve, é possível saber quantas matrículas foram realizadas na sua cidade para o Ensino Médio em escolas privadas. Assim, você consegue ser mais assertivo e enxergar as reais possibilidades de crescimento nesse mercado.

4. Explore o marketing para captação de alunos

Mostre o que está sendo feito na sua instituição de ensino, quais eventos ela promove, as parcerias que são fechadas, a taxa de aprovação no vestibular do último ano ou até mesmo a história de ex alunos que conquistaram uma carreira de sucesso.

Se engana quem acha que o marketing deve ocorrer apenas durante os meses de matrícula. Ele deve sim, ser intensificado nesse momento, mas o que é feito durante o período letivo também influencia na decisão de pais e estudantes. Dessa maneira, a escola demonstra consistência e responsabilidade.

Dê provas de que a sua escola é inovadora, que é diferente das outras e que é a melhor opção para pais e alunos. 

5. Tenha uma relação próxima com os alunos e pais

Reter os alunos que a sua instituição já tem é muito mais barato do que captar novos! 

Você e sua equipe se esforçaram muito para consegui-los e agora é sua missão mantê-los felizes e engajados. Além disso, não existe melhor forma de conquistar novas matrículas do que com a indicação de outros pais que estão satisfeitos com os resultados alcançados na sua instituição de ensino. 

Um processo de acompanhamento pedagógico individual bem estruturado e que incentiva a participação da família no ambiente escolar é um bom exemplo de que gestores, coordenadores e professores estão interessados na evolução do estudante e dispostos a tornar a experiência de aprendizagem única.

Comunicação escolar: não perca alunos por falta de atenção!

Conclusão 

Nesse artigo, você entendeu que investir em inovações educacionais, ter metas bem definidas e conhecer os concorrentes são algumas estratégias que vão ajudar a sua instituição de ensino a ter sucesso na captação de alunos. 

Além disso, observou a  importância de explorar as possibilidades do marketing e manter uma relação próxima com os estudantes e suas famílias para demonstrar consistência, responsabilidade e influenciar na sua escolha. 

Talvez você goste também

Avaliação diagnóstica: utilize como ferramenta estratégica

As avaliações sempre fizeram parte da rotina de instituições de ensino. Por isso, ao longo dos anos, foram sendo aprimoradas e hoje existem diversos tipos e finalidades para elas, como avaliação diagnóstica, formativa ou somativa.  Porém, essa evolução não pode parar, e é papel da gestão das escolas criar um projeto político pedagógico que torne […]

Escrito por Bruna Nicoletti em outubro 14, 2019

Acompanhamento pedagógico: o coordenador na gestão da aprendizagem

O acompanhamento pedagógico tem como principal objetivo orientar o processo de aprendizagem individual de acordo com as necessidades de cada estudante. Esse é um grande desafio para as escolas, que ainda têm a carga histórica do ensino padronizado, e precisam quebrar paradigmas para considerar o tempo de cada aluno e as diversas formas de aprender […]

Escrito por Bruna Nicoletti em outubro 9, 2019

Ebook: Será que você está perdendo alunos por problemas na comunicação escolar?

Sempre que você está perdendo alunos, está recebendo um alerta de que algum ponto da comunicação escolar apresenta problemas. Poucos pais tomam a decisão de mudar a instituição de ensino dos seus filhos apenas por questões financeiras. Então, provavelmente, algo não está funcionando, e é preciso agir rápido para mudar sua estratégia e fidelizar seus […]

Escrito por Bruna Nicoletti em outubro 9, 2019

Ebook: Como analisar os resultados do meu plano de ação escolar

Se você chegou até aqui é porque já entende a importância do plano de ação escolar para o sucesso da sua instituição de ensino. Porém, planejar é apenas uma parte do trabalho. Para que você alcance seus objetivos, é preciso ir além e medir periodicamente os resultados atingidos, identificar pontos de melhoria e construir um […]

Escrito por Bruna Nicoletti em setembro 30, 2019

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

O setor da educação está passando por muitas transformações, uma delas, é a utilização de dados para tornar o acompanhamento pedagógico mais assertivo. Isso, não só ajuda os gestores a entender cada aluno individualmente, como também aumenta os índices de retenção e as chances de aprovação no vestibular. Infelizmente, essa ainda não é a realidade […]

Escrito por Bruna Nicoletti em setembro 24, 2019

Como aumentar a taxa de aprovação no vestibular da sua escola

Aumentar a taxa de aprovação no vestibular é um dos grandes objetivos das instituições de ensino. E para conseguir isso, é necessário que professores, coordenadores e alunos estejam engajados e trabalhando juntos.  Ao longo do ano letivo, os professores realizam diversas atividades, provas e simulados. Isso acaba gerando um enorme volume de informações valiosas sobre […]

Escrito por Bruna Nicoletti em agosto 29, 2019