Como criar um calendário de simulados na sua escola? - Studos

Como criar um calendário de simulados na sua escola?

Conseguir uma boa nota no vestibular, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio, é o principal objetivo da maioria dos estudantes do Ensino Médio. Por isso, as instituições de ensino precisam estar preparadas para ajudá-los nessa jornada e criar um calendário de simulados na sua escola é o primeiro passo. 

Fazer simulados periódicos é a melhor forma de preparar os alunos para as longas e exaustivas provas, que exigem concentração e foco constante. Já que, não basta que eles saibam todo o conteúdo, mas também consigam gerir o tempo disponível e se sintam confiantes sobre o estilo de questões. 

Continue lendo para entender como definir a melhor estratégia para criar um calendário de simulados na sua instituição de ensino. 

Como criar um calendário de simulados para a sua escola? 

A primeira pergunta que surge na nossa mente é: qual é a periodicidade correta para um cronograma de simulados eficaz? 

Não existe um número certeiro, o importante é analisar os processos da sua instituição de ensino e adequar essa estratégia à sua realidade.

Por exemplo, se seus professores demoram, em média, três semanas para corrigir um simulado, a coordenação não pode programá-los a cada duas semanas. Dessa forma, os estudantes sempre iniciariam um novo teste antes mesmo de receber o feedback do anterior. 

Ou seja, nesse caso, ou você planeja simulados a cada quatro semanas, ou otimiza os processos pedagógicos para reduzir o tempo gasto na correção dessa atividade.


Outro ponto importante para levar em consideração é como utilizar o simulado para, realmente, melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. 

Algumas instituições de ensino sobrecarregam os estudantes com simulados no mês que antecede o Enem, mas não têm um acompanhamento pedagógico estruturado, e deixam essa responsabilidade para que ele, sozinho, avalie seus erros e acertos, o que muitos não fazem. 

Diante disso, é responsabilidade do coordenador pedagógico analisar os dados gerados pelo aluno durante todo o período letivo, achar soluções para que ele evolua e criar, junto com o estudante, um plano de ação para que ele alcance seus objetivos. 

O que quero dizer com isso é: não adianta aplicar cinco simulados um mês antes da prova, se você não definiu um calendário entendendo os processos e o funcionamento de algumas estratégias indispensáveis na rotina escolar. Pois, é com esse exercício que você vai enxergar as possibilidades dentro da sua realidade e, com isso, ter bons resultados. 

Conclusão 

Agora, você já sabe que é preciso analisar a rotina escolar antes de elaborar um calendário de simulados efetivo para seus alunos. Dessa forma, você realmente os ajuda a alcançar seus objetivos. 

Também é importante lembrar que a otimização dos processos pedagógicos é um passo importante para que a coordenação tenha mais autonomia sobre as estratégias que serão idealizadas. 

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