Gestor Educacional: 6 dicas para engajar alunos e professores

Na posição de gestor educacional você deve se perguntar: como eu consigo engajar os meus alunos e professores nos dias atuais?

Até alguns anos atrás, sinônimo de estudar era decorar conteúdos intermináveis com estudantes sentados em carteiras enfileiradas e com total atenção na explicação do professor. Esse modelo de ensino é o resultado das demandas suscitadas após a revolução industrial do século XIX.

Hoje, estamos vivenciando uma nova revolução: a digital! Influenciadas pela internet,  as inovações tecnológicas têm mudado o comportamento das pessoas ao redor do mundo.

Conseguir um táxi, comunicar-se, interagir, trabalhar e fazer novos negócios, são atividades que não combinam mais com o sistema de ensino e aprendizagem da era pós-revolução industrial.

Nesse cenário de tantas transformações e choques de gerações, o grande desafio do gestor educacional é conseguir tornar a educação mais contemporânea, compartilhada e focada naquilo que faz sentido aos mais de 50 milhões de estudantes brasileiros que ocupam nossas instituições de ensino particulares e públicas.

As Tecnologias Educacionais

Para ajudar a inovar e a transformar a educação, milhares de empresas de tecnologia educacional (Edtechs) espalhadas pelo mundo estão desenvolvendo soluções criativas e inovadoras como: gamificação educacional, realidade aumentada e sistemas de inteligência artificial que entendem as dificuldades e as habilidades dos educandos, etc.

Para ter uma ideia, só em Pequim, são mais de 3 mil Edtechs e, no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartup), são 364, mas podem passar de 600.

gestor educacional_otimizar processo pedagógicos

No entanto, nenhuma dessas tecnologias inovadoras que estão nascendo pelo mundo irão contribuir com melhorias na aprendizagem se não tivermos os  alunos querendo descobrir coisas novas, aprendendo, empolgados e, principalmente, engajados.

Além disso, é fundamental que os professores sejam os principais atores de todo esse processo de mudanças e transformações, participando em todos os capítulos dos projetos pedagógicos da escola.

Gestor Educacional: 6 dicas para engajar seus alunos e professores

Abaixo, selecionamos 6 dicas que acreditamos serem fundamentais para o gestor educacional conquistar um bom engajamento dos seus estudantes e professores e ir se preparando para a nova revolução da educação do século XXI. Vamos lá:

Dica 1

Ter um planejamento pedagógico bem definido sobre as estratégias de ensino que serão adotadas ao longo do ano ou semestre. Isso irá ajudar muito na organização do dia a dia dos alunos e professores.

Dica 2

Atividades que permitam acompanhar o desempenho individual dos estudantes em tempo real e com destaques para os pontos fortes e fracos. Estes tipos de métricas são fundamentais na hora de escolher as melhores estratégias pedagógicas que irão auxiliar e contribuir de forma mais assertiva na evolução da aprendizagem dos educandos.

Dica 3

A motivação e a orientação sobre as atividades, quando são acompanhadas pelos professores, tornam o engajamento dos alunos muito maior, além de proporcionar o diálogo quando surgem as dúvidas.

Dica 4

Valorizar as competências socioemocionais dos estudantes melhora a autoestima e prepara os estudantes para as novas demandas do mercado de trabalho.

Dica 5

Aliar os ensinamentos das aulas com as ferramentas do cotidiano dos educandos, como google para pesquisas, facebook e instagram, ajudam a conquistar a atenção dessa nova geração.

Dica 6

Soluções tecnológicas que agilizam os processos pedagógicos como: elaboração de provas e correções automatizadas são grandes aliadas para engajar os professores. Aqui na Studos, fazemos exatamente isso e mais. Faça um teste gratuito na ferramenta.

gestor educacional

Conclusão

Sabemos que na nova revolução, a digital, somos influenciados pela internet. Como gestor educacional, a sua escola precisa estar presente no cotidiano dos professores e alunos, para conseguir despertar o interesse no ensino e aprendizagem.

A revolução tecnológica veio para facilitar. Em poucos cliques conseguimos pedir comida, chamar um carro e até mesmo estudar. Hoje o cotidiano do jovem é estar conectado 24h por dia e 7 dias por semana. Observando essa nova realidade, a educação tradicional, tornou-se obsoleta.

Conquistar o engajamento dos professores e dos alunos é uma tarefa desafiadora para todo gestor educacional, mas, sem dúvida, é o primeiro passo para começarmos a construir a escola do século XXI.

Abraços!