Criar simulados rapidamente: Tudo o que você precisa saber - Studos

Criar simulados rapidamente: Tudo o que você precisa saber

Nos dias atuais o tempo de um professor é muito precioso, e gastar horas e horas para criar simulados é total perda de tempo.

Efetivamente, os professores precisam investir o seu tempo no que é realmente importante: os seus alunos. Por isso, é fundamental otimizar os processos pedagógicos para que, assim, o professor pare de fazer trabalho manual e foque naquilo que precisa ser trabalhado de fato, de forma que sejam alcançados os resultados.

Um professor leva em média duas horas para criar um simulado. São duas horas investidas na procura de questões, criação e organização do simulado. É muito tempo utilizado apenas para criar um simulado, não é mesmo?

Mas se eu te disser que você pode reduzir esse tempo para, em média, vinte minutos? Sim, é possível! Com as ferramentas certas você consegue economizar uma hora e quarenta minutos para realizar outras atividades no seu dia.

Resolver o problema de criar simulados é mais simples do que você pensa: basta utilizar um banco de questões!

Veja como um banco de questões te ajuda a criar simulados rapidamente:

Geralmente, para criar simulados, os professores buscam questões na internet, procurando, hora após hora, as melhores questões ou buscando simulados prontos.

Encontrar esses materiais pode parecer um alívio, mas a utilização desses métodos aponta para a falta de autonomia da instituição para criar o seu próprio conteúdo e elaborar seu próprio projeto a partir do que é passado em sala de aula.

De fato, muitas escolas utilizam materiais educacionais que disponibilizam simulados, porém, tais materiais são apresentados de acordo com um modelo padrão, obrigando a instituição a se moldar em relação às editoras, ficando refém do conteúdo que elas oferecem.

É importante que a coordenação e os professores tenham autonomia para poder traçar o caminho que desejam seguir, baseados nos resultados que querem alcançar com seus alunos, certo?

Então não seria mais fácil se as questões para criar simulados estivessem concentradas em um único lugar? Onde você só seleciona as questões que quer utilizar e pronto, o simulado sai finalizado e completo?

Tenho certeza que professores e coordenadores teriam mais tempo para analisar os resultados do plano de ação escolar, trabalhar em conjunto para atingir os objetivos da instituição de ensino e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.


Tenho uma boa notícia para você, esse lugar existe e é conhecido como banco de questões.

Em um banco de questões você encontrará diversas questões prontas para serem aplicadas nos simulados, facilitando muito as suas buscas. Um banco de questões bem organizado e completo traz a possibilidade de você selecionar o que deseja aplicar.

No banco de questões você pode usar filtros para procurar exatamente aquilo que quer, buscando as questões por disciplina, ano, assunto, e assinalando quantas questões quer utilizar e de quais vestibulares. Você seleciona isso e pronto! As questões disponíveis já aparecem.

Desta maneira, com o banco de questões é fácil achar exatamente o que você procura, de modo que você pode criar simulados inéditos e diversificados com questões de todo o Brasil!

Ao criar o simulado com as questões escolhidas, basta fazer o download do arquivo salvo, imprimir e disponibilizar para os alunos. E você ainda consegue otimizar esse processo se utilizar alguma tecnologia educacional que disponibiliza simulados online para os alunos, agilizando muito o processo e ainda trazendo economia de papel para a escola.

Essa é uma das vantagens das tecnologias educacionais, pois elas possibilitam a otimização de um processo que demandaria horas e que pode ser feito em minutos!

criar simulados_banco de questão

Conclusão

Ter a possibilidade de criar um material diferente, próprio e até mesmo inédito é necessário para destacar-se entre as instituições de ensino e para garantir o interesse dos alunos.

Além disso, o simulado é uma maneira objetiva e adequada para testar os conhecimentos dos alunos, afinal, aplicar essas provas é indispensável para prepará-los para os vestibulares e ENEM.

Existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão, nas finanças, nas métricas de desempenho dos alunos e, conforme observamos, na criação de simulados também! Isso não precisa ser um problema para você. Como mostramos, com um banco de questões, como o da Studos, você otimiza o processo de criar simulados para, em média, vinte minutos.

Sendo assim, para criar simulados diversos com frequência e manter a qualidade, é necessário ter uma tecnologia, como um banco de questões, que auxilie na construção do simulado. Sem isso, o tempo gasto sempre será enorme, esse mesmo tempo que poderia estar sendo disponibilizado para outros projetos.

Abraços!


Talvez você goste também

Ebook: Como analisar os resultados do meu plano de ação escolar

Se você chegou até aqui é porque já entende a importância do plano de ação escolar para o sucesso da sua instituição de ensino. Porém, planejar é apenas uma parte do trabalho. Para que você alcance seus objetivos, é preciso ir além e medir periodicamente os resultados atingidos, identificar pontos de melhoria e construir um […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

O setor da educação está passando por muitas transformações, uma delas, é a utilização de dados para tornar o acompanhamento pedagógico mais assertivo. Isso, não só ajuda os gestores a entender cada aluno individualmente, como também aumenta os índices de retenção e as chances de aprovação no vestibular. Infelizmente, essa ainda não é a realidade […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Tecnologia em sala de aula. Por onde começar?

Apesar de estar tão presente no nosso cotidiano, desde o acordar até o dormir, a implantação de tecnologia em sala de aula ainda não é uma tarefa fácil e exige bastante criatividade e jogo de cintura do professor, ainda mais porque nos dias de hoje as crianças chegam em sala de aula conectadas e dominando […]

Escrito por Leonardo Prates em novembro 26, 2019

Banco de questões para escolas: quais os benefícios?

Arrisco dizer que todo coordenador, em algum momento da sua carreira,  já começou a organizar um banco de questões para sua escola. A grande questão é que, a maioria deles se perde em meio a tantas pastas e, aos poucos, vai deixando esse projeto tão importante de lado.  Em outros casos, quando o banco é […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Ebook: Como avaliar o desempenho dos alunos com a Studos

Você provavelmente já ouviu falar em business intelligence, ou BI, e como ele ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas e planejar o futuro. Pode parecer um processo simples, mas coletar, analisar, organizar e compartilhar dados é um grande desafio para qualquer tipo de negócio, inclusive para instituições de ensino.  Existem muitos passos e […]

Escrito por Bruna Nicoletti em novembro 26, 2019

Processos pedagógicos: caso Pró Floripa

Muitos colégios e cursos pré-vestibulares estão buscando otimizar os seus processos pedagógicos para facilitar a vida dos professores e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Essa mesma necessidade também surgiu no pré-vestibular Pró Floripa. Conforme o seu crescimento, foi preciso focar na otimização dos seus processos pedagógicos. Mas antes de falar quais eram os […]

Escrito por Leonardo Prates em dezembro 5, 2019