Avaliação de aprendizagem: otimização para medir o desempenho do aluno

Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, somos surpreendidos por plataformas educacionais que nos auxiliam na otimização dos processos, ajudando na avaliação de aprendizagem do aluno e na medida de seu desempenho.

As plataformas educacionais vieram para revolucionar o meio como o aluno aprende e o como o professor ensina. Quando entendemos os diversos benefícios e o quanto facilita a vida dos atores envolvidos, percebemos o quanto faz sentido utilizarmos a tecnologia na rotina escolar.

Por ser filho de professora, lembro de ver por diversas vezes, quando pequeno, minha mãe corrigindo as avaliações dos seus alunos. Porém, sempre com uma pilha enorme de folhas, textos e exercícios nas mãos.

Lembro-me dela comentando o quanto era cansativo carregar aqueles materiais, além de todo o tempo gasto e que acabava deixando de estar conosco (sua família) para dedicar-se ao trabalho de criação e correção do material utilizado em sala de aula. Foram anos dedicados à profissão e as suas atividades.

Hoje, adulto, pergunto-me: E se tivesse outra forma da minha mãe realizar as correções e as criações de provas mais rapidamente?

Onde todos esse processos fossem mais rápidos e a nota do aluno fosse recebida instantaneamente? E identificando, de forma assertiva, os pontos fortes e fracos do aluno? Facilitaria (e muito!) a avaliação de aprendizagem do aluno, não é mesmo?

Ferramentas educacionais para a avaliação de aprendizagem

Sorte a nossa que os tempos mudaram e evoluímos. Basta uma busca rápida na internet para encontrarmos boas opções de ferramentas educacionais que auxiliam na avaliação de aprendizagem do aluno, como a Studos.

A Studos é uma ferramenta pensada e desenvolvida por uma equipe que busca na avaliação de aprendizagem a melhora de desempenho do aluno por meio da otimização de processos pedagógicos.

Com a Studos, avaliar um aluno e medir seu desempenho se torna rápido e fácil, por conta de toda a otimização dos processos já organizados e centralizados.

O que é otimizar os processos?

Como o próprio nome diz a ideia é melhorar! Logo de cara já conseguimos perceber que dentro das nossas atividades há uma rotina e um método que, se mapeados e estudados, certamente, podem ser melhorados.

Dentro desses estudos as plataformas educacionais identificam os erros e eliminam as ações desnecessárias.

avaliação de aprendizagem

O que podemos esperar quando falamos em otimização de processos?

Aluno

Aqui na Studos, em nossa busca diária pela entrega do produto, medimos e identificamos as avaliações de aprendizagem do aluno, esse é o nosso foco.

Na rotina do estudante, quanto mais assertivo ele for em seus estudos, exercícios e tarefas, melhor será seu desempenho. Alcançando, assim, a tão sonhada aprovação em provas.

Mas para isso, é necessário identificar os gargalos, falhas, perdas de energia e os pontos fracos do estudante. Na Studos, conseguimos mostrar para o aluno quais são os seus erros, de modo que a tarefa de corrigir provas e avaliações fica por nossa conta. Nesse momento, já sugerimos também novos treinos e desafios para melhorar seu desempenho.

Professor

Com o professor, sabendo de toda sua demanda de projetos e atividades, procuramos trabalhar a avaliação e a aprendizagem de forma detalhada, pois esses trabalhos levam tempo e sabemos que isso é o que menos temos, sobretudo quando estamos tratando de uma rotina escolar.

De forma intuitiva, a criação de conteúdo utilizando uma plataforma educacional fica simples e fácil, e, com alguns cliques, o professor já consegue criar provas e simulados, com filtros bem específicos, seja por disciplina, nível de dificuldade, número de questões e etc.

Coordenador

A nível administrativo, para coordenação, sabendo tudo sobre o que é desenvolvido no projeto pedagógico pensado para a instituição, analisando e trabalhando a partir dos resultados, torna-se evidente que os processos posteriores serão melhorados. Tornando a instituição referência, pois a cada exercício trabalhado todos os atores estarão cientes dos seus passos, acertos e erros.

Lembrando que, com a plataforma Studos é possível extrair relatórios importantes e detalhados, dados que mostram a quantidade de atividades que o professor está entregando para as turmas e o conteúdo em si.

Outra opção também, é identificar informações sobre as turmas e seus desempenhos, tanto o grupo como individualmente por aluno. Justificando todo o planejamento pedagógico e as disciplinas exigidas.

Conclusão

Percebemos que somente avaliar o aluno com simulados e provas após passar o conteúdo dado em sala de aula torna a aprendizagem um processo engessado.

O ideal é medir e acompanhar esse aprendizado entregando resultados frequentes e, assim, analisando de forma mais assertiva o desempenho do aluno.

O interessante é que todo esse material estará inserido dentro do plano pedagógico da instituição, mostrando na agenda o que aconteceu e como serão as próximas atividades, consequentemente isso dá mais clareza e transparência ao processo, otimizando todas as etapas de avaliação de aprendizagem.

avaliação de aprendizagem

Abraços!