Banco de questões para escolas: quais os benefícios?

Arrisco dizer que todo coordenador, em algum momento da sua carreira,  já começou a organizar um banco de questões para sua escola. A grande questão é que, a maioria deles se perde em meio a tantas pastas e, aos poucos, vai deixando esse projeto tão importante de lado. 

Em outros casos, quando o banco é finalizado, seu acesso é difícil ou não é criada uma cultura entre os professores que, por esse motivo, continuam gastando horas buscando exercícios na internet. 

Mas, com a ajuda de inovações educacionais, como a Studos, é possível criar um banco de questões completo, organizado e de fácil acesso para otimizar os processos pedagógicos e melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos. 

Nesse artigo, você vai entender os benefícios do banco de questões e como fazer isso utilizando a tecnologia a seu favor. 

banco de questões para escolas

O que é um banco de questões para escolas?

O banco de questões é onde a instituição de ensino reúne sua matéria-prima para provas, simulados e atividades complementares. Ele é fundamental para que professores tenham mais segurança na elaboração desses materiais e gastem menos tempo com atividades mecânicas, como a demorada busca por questões na internet. 

Existem dois tipos: 

Banco de questões interno: 

Ele é o grande ouro das instituições de ensino, que criam questões inéditas exclusivas para seus alunos. Nesse cenário, é importante que todos os professores tenham fácil acesso e possam importar seus conteúdos de forma simples e rápida. Assim, o banco fica sempre atualizado e completo.

Banco de questões externo: 

Diferente do anterior, esse banco reúne questões públicas, como as dos principais vestibulares do país. Isso não quer dizer que ele é menos importante, muito pelo contrário. 

Pense em quantos dos seus alunos já fizeram a prova do Enem. Você acha que eles teriam bons resultados se não estivessem familiarizados com o estilo e a intencionalidade do exame? Por isso, é mais do que necessário incorporar esse tipo de questão na rotina de estudos. 

Benefícios para Gestores, professores e alunos

Para Gestores

Gerenciar os conteúdos criados pela equipe docente é um grande desafio para gestores e coordenadores. Por isso, é fundamental que tudo seja documentado e compartilhado, inclusive as questões criadas dentro da instituição. O que torna mais simples a gestão do conhecimento da instituição de ensino como um todo. 

A Studos também oferece relatórios detalhados sobre o número de atividades, provas e simulados criados por cada professor. Além disso, é possível acompanhar de perto processos como a criação de simulados, estabelecer prazos e notificar professores sobre novas solicitações. 

Para professores 

Você sabia que, em média, um professor gasta 120 horas/ano criando provas? Nesse tempo, ele poderia estar orientando melhor os alunos, pensando em novas abordagens para suas aulas ou até mesmo criando atividades para desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes. 

Com a ajuda de um banco de questões é possível reduzir esse tempo para 20 minutos por atividade. Isso porque, ao invés de passar horas buscando exercícios, ele pode acessar os arquivos da escola e utilizar o filtro de questões para selecionar por disciplina, assunto, subassunto, tipo de questão, habilidades e competências.  

Para alunos

Quando falamos sobre banco de questões, normalmente, os benefícios para os alunos não são elencados. Já que, na maioria das vezes, essa é uma ferramenta exclusiva para que gestores e coordenadores organizem provas e simulados. Porém, ela também é muito eficaz para dar mais autonomia aos alunos e melhorar o desempenho individualmente. 

Por exemplo, com a Studos, o estudante acessa mais de 80 mil questões, dos principais vestibulares do país, no aplicativo e conta com o auxílio de uma inteligência artificial que mede seu desempenho e cria treinos específicos para ajudar na sua evolução.  

Assim, ele se sente mais preparado e vê o comprometimento da escola em ajudá-lo em todos os momentos.

Como criar uma prova com o banco de questões da Studos? 

Além das questões que seus professores podem importar em um espaço exclusivo para a sua instituição, na Studos, você vai encontrar 600 mil questões públicas para criar suas atividades, provas e simulados. 

Quer ver um tutorial rápido que vai te mostrar como é fácil e rápido criar provas e tarefas na Studos?

Conclusão

Sim, é um desafio para qualquer escola criar um banco de questões eficiente e que tenha um impacto positivo no dia a dia da instituição. Porém, tudo fica mais simples quando gestores e coordenadores utilizam soluções educacionais que facilitam esse processo. 

Como você pôde ver, com a Studos, é possível transformar a experiência de gestores, professores e alunos. Quer conhecer um pouco melhor a plataforma ou falar com um dos nossos especialistas pedagógicos para entender como podemos complementar o seu projeto pedagógico? Clique no banner e acesse o nosso site!  

banco de questões studos para escolas