Acompanhamento pedagógico: o coordenador na gestão da aprendizagem

O acompanhamento pedagógico tem como principal objetivo orientar o processo de aprendizagem individual de acordo com as necessidades de cada estudante. Esse é um grande desafio para as escolas, que ainda têm a carga histórica do ensino padronizado, e precisam quebrar paradigmas para considerar o tempo de cada aluno e as diversas formas de aprender e ensinar. 

A boa notícia é que muitas delas estão conseguindo, e já se preocupam em gerar a melhor experiência de aprendizado para seus alunos, organizando o projeto político pedagógico da instituição alinhado à esse objetivo. 

Agora, vamos entender qual é o papel do coordenador na gestão da aprendizagem dos alunos e as vantagens de estruturar uma orientação diferenciada. 

Qual é o papel do coordenador no acompanhamento pedagógico?

Um coordenador engajado em buscar novas metodologias, ferramentas e métodos de ensino é a chave para que a gestão da aprendizagem funcione de forma eficaz.

Algumas possibilidades dentro desse cenário têm sido muito utilizadas, como as metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, e as tecnologias educacionais, que oferecem aos gestores dados aprofundados em todos os níveis escolares.

Utilizando as ferramentas certas, o coordenador pode aprimorar estratégias de apoio pedagógico individuais e coletivas. E assim, não só ajudar alunos e turmas a melhorar o desempenho em provas e simulados, mas também desenvolver ainda mais suas habilidades socioemocionais. 

É importante lembrar também que ele é aponte entre professores e pais. Por isso, precisa entender cada estudante de uma forma global para que a comunicação escolar seja realmente efetiva.

O contato com a família é uma rotina para a coordenação das escolas, principalmente quando se trata de entregar feedbacks de desempenho do aluno. Imagine se fosse possível mostrar visualmente quais são as principais dificuldades dele, especificar seu desempenho em relação à nota de corte do curso desejado e ainda explicar as ações que a instituição de ensino preparou para ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Com um sistema estruturado de acompanhamento pedagógico, o empenho da coordenação em transformar a experiência de aprendizagem na escola e a utilização da tecnologia na educação isso é possível. 

3 vantagens de um processo de acompanhamento pedagógico estruturado 

1. Alunos e professores engajados

Com as estratégias de ensino estruturadas e os resultados esperados ao longo do ano definidos, fica muito mais fácil engajar alunos e professores

Além disso, os professores enxergam o seu papel no processo de aprendizagem de cada aluno, que por sua vez, sentem que não estão sozinhos e podem contar com uma rede de apoio apropriada.

2. Controle do desenvolvimento de aprendizagem

Por meio do apoio pedagógico, você entende qual é o contexto dos seus alunos e compreende o momento em que cada um deles se encontra. Assim, fica mais fácil identificar pontos de melhoria no processo de aprendizagem para desenvolver conhecimentos.

3. Avaliar os resultados do plano de ação escolar 

No início do ano, quando as instituições de ensino traçam suas metas para o período letivo, poucas planejam como medir os resultados das estratégias pensadas no plano de ação escolar. 

Sem uma rotina de orientação e monitoramento da evolução dos estudantes, fica ainda mais difícil saber quando é preciso mudar o tipo de abordagem para alcançar os objetivos da escola. 

Conclusão 

O coordenador é um ator fundamental na definição das estratégias de apoio pedagógico de uma instituição de ensino. Por isso, é fundamental que ele esteja aberto às novas metodologias, ferramentas e tecnologias, que facilitam processos e transformam a maneira de trabalhar habilidades, competências e atitudes.