Acompanhamento pedagógico: o coordenador na gestão da aprendizagem - Studos

Acompanhamento pedagógico: o coordenador na gestão da aprendizagem

O acompanhamento pedagógico tem como principal objetivo orientar o processo de aprendizagem individual de acordo com as necessidades de cada estudante. Esse é um grande desafio para as escolas, que ainda têm a carga histórica do ensino padronizado, e precisam quebrar paradigmas para considerar o tempo de cada aluno e as diversas formas de aprender e ensinar. 

A boa notícia é que muitas delas estão conseguindo, e já se preocupam em gerar a melhor experiência de aprendizado para seus alunos, organizando o projeto político pedagógico da instituição alinhado à esse objetivo. 

Agora, vamos entender qual é o papel do coordenador na gestão da aprendizagem dos alunos e as vantagens de estruturar uma orientação diferenciada. 

Qual é o papel do coordenador no acompanhamento pedagógico?

Um coordenador engajado em buscar novas metodologias, ferramentas e métodos de ensino é a chave para que a gestão da aprendizagem funcione de forma eficaz.

Algumas possibilidades dentro desse cenário têm sido muito utilizadas, como as metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, e as tecnologias educacionais, que oferecem aos gestores dados aprofundados em todos os níveis escolares.

Utilizando as ferramentas certas, o coordenador pode aprimorar estratégias de apoio pedagógico individuais e coletivas. E assim, não só ajudar alunos e turmas a melhorar o desempenho em provas e simulados, mas também desenvolver ainda mais suas habilidades socioemocionais. 

É importante lembrar também que ele é aponte entre professores e pais. Por isso, precisa entender cada estudante de uma forma global para que a comunicação escolar seja realmente efetiva.

O contato com a família é uma rotina para a coordenação das escolas, principalmente quando se trata de entregar feedbacks de desempenho do aluno. Imagine se fosse possível mostrar visualmente quais são as principais dificuldades dele, especificar seu desempenho em relação à nota de corte do curso desejado e ainda explicar as ações que a instituição de ensino preparou para ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Será que você está perdendo alunos por problemas na comunicação escolar?

Com um sistema estruturado de acompanhamento pedagógico, o empenho da coordenação em transformar a experiência de aprendizagem na escola e a utilização da tecnologia na educação isso é possível.

3 vantagens de um processo de acompanhamento pedagógico estruturado 

1. Alunos e professores engajados

Com as estratégias de ensino estruturadas e os resultados esperados ao longo do ano definidos, fica muito mais fácil engajar alunos e professores

Além disso, os professores enxergam o seu papel no processo de aprendizagem de cada aluno, que por sua vez, sentem que não estão sozinhos e podem contar com uma rede de apoio apropriada.

2. Controle do desenvolvimento de aprendizagem

Por meio do apoio pedagógico, você entende qual é o contexto dos seus alunos e compreende o momento em que cada um deles se encontra. Assim, fica mais fácil identificar pontos de melhoria no processo de aprendizagem para desenvolver conhecimentos.

3. Avaliar os resultados do plano de ação escolar 

No início do ano, quando as instituições de ensino traçam suas metas para o período letivo, poucas planejam como medir os resultados das estratégias pensadas no plano de ação escolar. 

Sem uma rotina de orientação e monitoramento da evolução dos estudantes, fica ainda mais difícil saber quando é preciso mudar o tipo de abordagem para alcançar os objetivos da escola. 


Conclusão 

O coordenador é um ator fundamental na definição das estratégias de apoio pedagógico de uma instituição de ensino. Por isso, é fundamental que ele esteja aberto às novas metodologias, ferramentas e tecnologias, que facilitam processos e transformam a maneira de trabalhar habilidades, competências e atitudes. 

Talvez você goste também

Ebook: Como analisar os resultados do meu plano de ação escolar

Se você chegou até aqui é porque já entende a importância do plano de ação escolar para o sucesso da sua instituição de ensino. Porém, planejar é apenas uma parte do trabalho. Para que você alcance seus objetivos, é preciso ir além e medir periodicamente os resultados atingidos, identificar pontos de melhoria e construir um […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

O setor da educação está passando por muitas transformações, uma delas, é a utilização de dados para tornar o acompanhamento pedagógico mais assertivo. Isso, não só ajuda os gestores a entender cada aluno individualmente, como também aumenta os índices de retenção e as chances de aprovação no vestibular. Infelizmente, essa ainda não é a realidade […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Tecnologia em sala de aula. Por onde começar?

Apesar de estar tão presente no nosso cotidiano, desde o acordar até o dormir, a implantação de tecnologia em sala de aula ainda não é uma tarefa fácil e exige bastante criatividade e jogo de cintura do professor, ainda mais porque nos dias de hoje as crianças chegam em sala de aula conectadas e dominando […]

Escrito por Leonardo Prates em novembro 26, 2019

Banco de questões para escolas: quais os benefícios?

Arrisco dizer que todo coordenador, em algum momento da sua carreira,  já começou a organizar um banco de questões para sua escola. A grande questão é que, a maioria deles se perde em meio a tantas pastas e, aos poucos, vai deixando esse projeto tão importante de lado.  Em outros casos, quando o banco é […]

Escrito por Bruna Nicoletti em dezembro 2, 2019

Ebook: Como avaliar o desempenho dos alunos com a Studos

Você provavelmente já ouviu falar em business intelligence, ou BI, e como ele ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas e planejar o futuro. Pode parecer um processo simples, mas coletar, analisar, organizar e compartilhar dados é um grande desafio para qualquer tipo de negócio, inclusive para instituições de ensino.  Existem muitos passos e […]

Escrito por Bruna Nicoletti em novembro 26, 2019

Processos pedagógicos: caso Pró Floripa

Muitos colégios e cursos pré-vestibulares estão buscando otimizar os seus processos pedagógicos para facilitar a vida dos professores e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Essa mesma necessidade também surgiu no pré-vestibular Pró Floripa. Conforme o seu crescimento, foi preciso focar na otimização dos seus processos pedagógicos. Mas antes de falar quais eram os […]

Escrito por Leonardo Prates em dezembro 5, 2019