5 dicas para passar na prova da OAB

A 1ª fase da Exame da OAB consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha, em que o candidato deverá acertar 50% das questões para se considerar aprovado e consequentemente apto para a realização da 2ª fase.
Ou seja, nesta 1ª fase do Exame o estudante deverá acertar 40 pontos = 40 questões. Lembre-se que você não está indo para a guerra. A prova da OAB é uma oportunidade de mostrar a sua capacidade.
E outra: tanto na 1ª etapa do Exame, quanto na 2ª, você não estará concorrendo com ninguém. Basta atingir o número mínimo de pontos para você passar na prova da OAB.
Então vamos ao que interessa: 5 dicas para passar na prova da OAB.

1. Estude as provas anteriores

Não é à toa que a dica de estudar por provas da OAB passadas é a primeira dica. Sim, considero essa como sendo a mais importante no processo de aprovação da 1ª fase da prova.
Pisar em solo desconhecido nunca foi uma boa estratégia para se colher bons frutos. Faça provas anteriores, dando preferência para as provas mais recentes.
Resolva como se estivesse no dia da prova, inclusive cronometrando o tempo para realização da prova (desconte o tempo gasto com idas ao banheiro e pausa para alimentação).
Responda todas as questões e veja se consegue resolver todas as 80 questões em 5 horas – tempo de prova determinado no edital. Adeque o seu raciocínio ao tempo disponível.

2. Busque outras fontes de estudo

Estudar por provas passadas lhe dará um grande norte de tempo e de lógica exigida pela OAB. Porém, isso não deve limitar seu estudo. Busque material atualizado, atente-se às alterações na legislação e prenda-se aos pontos que tiver mais dificuldade.
Antes de qualquer coisa, leia o programa descrito no edital, verifique o que precisa estudar e parta para o “ataque”. As disciplinas cobradas na primeira faz do Exame da OAB são as seguintes:
“3.1. […]
(P1) PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA
Área de conhecimento Disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, fixadas pela Resolução n. 9, de 29 de setembro de 2004, da CES/CNE, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.”

Dica de ouro:

O aplicativo Studos pode ser o seu grande aliado nessa maratona pré-prova! A plataforma está recheada de questões de provas passadas, separadas por disciplinas e comentadas! O Studos será fundamental nos seus estudos e irá te ajudar a passar na prova da OAB!

3. É tempo de revisão

Esqueça o mundo à sua volta e determine-se a revisar toda a matéria vista até agora. Atente-se às disciplinas de mais dificuldade e faça bom uso do seu tempo.
Uma boa maneira para conter a ansiedade pré-prova é exercitar a respiração: não use a boca. Inspire profundamente e expire lentamente. Essa simples técnica é muito eficiente para assimilar os pensamentos e aumentar o equilíbrio e concentração.

4. Mantenha o foco

Ter e manter a disciplina é algo bastante complexo e exige bastante determinação. Procure se distanciar de focos que tirem a sua atenção. Evite estar com a televisão ligada enquanto estuda ou barulhos que desviem a sua atenção.
Procure um lugar calmo, desligue o celular enquanto estuda e siga firme. Uma dica valiosa é estudar em voz alta. Ler os resumos e anotações em voz alta é um ótimo exercício para despertar o seu subconsciente e armazenar os pontos da matéria de maior dificuldade.
Tenha um plano! Isso irá trazer mais conforto, tranquilidade e, consequentemente, será o ponto chave para diminuir a sua ansiedade.

5. Não tente aprender tudo agora

Como estamos a poucos dias do dia da prova, não vai resolver tentar aprender tudo agora. O que foi assimilado até agora está armazenado em sua memória.
Como já foi falado no início, a prova da OAB é um teste de conhecimento. Você não está indo para a “forca”. Está dando o seu primeiro passo para brilhar na sua carreira profissional.
Você é capaz. Acredite sempre!

 Baixar o App Studos OAB (Android)

 Baixar o App Studos OAB (IOS)

 

Um grande abraço, bons estudos e ótima prova!