Blog

Home  /  Dicas de Estudo   /  UFSC: 6 questões comentadas para você se preparar para a prova

UFSC: 6 questões comentadas para você se preparar para a prova

O vestibular da UFSC é nesse próximo sábado e resolvemos ajudar você a se preparar para os dias de prova que vêm pela frente.

Se você quer treinar muito, inscreva-se no nosso 1º Simulado Online: http://studos.me/simuladoufsc

Mas agora, vamos lembrar um pouco mais sobre a estrutura da prova da UFSC:

O simulado possui 80 questões e será aplicado em 3 dias. Os dois primeiros são dividido entre matérias, e o terceiro é a redação. Confiram a lista das matérias aplicadas em cada dia:

1º Dia:

Língua portuguesa e literatura (6 questões);
Matemática (5 questões);
Biologia (5 questões);
Inglês e espanhol (4 questões cada)

2º Dia

Geografia (4 questões);
História (3 questões);
Filosofia (1 questão);
Sociologia (1 questão);
Interdisciplinar (1 questão);
Física (5 questões);
Química (5 questões);

Dessa forma, nós da Studos separamos resolvemos e comentamos 8 questões de algumas matérias, para que o seu treino seja ainda mais intenso. Vamos às questões:

Literatura

Quando o ônibus apontou lá na esquina, Maria abaixou o corpo, pegando a sacola que estava no chão entre as suas pernas. O ônibus não estava cheio, havia lugares. Ela poderia descansar um pouco, cochilar até a hora da descida. Ao entrar, um homem levantou lá de trás, do último banco, fazendo um sinal para o trocador. Passou em silêncio, pagando a passagem dele e de Maria. Ela reconheceu o homem. Quanto tempo, que saudades! Como era difícil continuar a vida sem ele. Maria sentou-se na frente. O homem sentou-se a seu lado. Ela se lembrou do passado. Do homem deitado com ela. Da vida dos dois no barraco. Dos primeiros enjoos. Da barriga enorme que todos diziam gêmeos, e da alegria dele. Que bom! Nasceu! Era um menino! E haveria de se tornar um homem.

Maria viu, sem olhar, que era o pai de seu filho. Ele continuava o mesmo. Bonito, grande, o olhar assustado não se fixando em nada e em ninguém. Sentiu uma mágoa imensa. Por que não podia ser de uma outra forma? Por que não podiam ser felizes? E o menino, Maria? Como vai o menino? cochichou o homem. Sabe que sinto falta de vocês? Tenho um buraco no peito, tamanha a saudade! Tou sozinho! Não arrumei, não quis mais ninguém. Você já teve outros… outros filhos? A mulher baixou os olhos como que pedindo perdão. É. Ela teve mais dois filhos, mas não tinha ninguém também.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional,2015.

Analise as proposições a seguir tendo como base o conto Maria, Conceição Evaristo, assinale a(s) alternativa(s)correta(s).

(01) Maria, personagem principal do conto, segue o destino de tantas outras “marias” existentes na sociedade brasileira: mulheres negras abandonadas que trabalham para sustentar, sozinhas, os próprios filhos.

(02) Da leitura do conto, infere-se intolerância com os que pertencem à condição social e econômica mais frágil e percebe-se, também, preconceito racial.

(04) Em: “pagando a passagem dele e de Maria” o emprego da palavra destacada substitui o pronome possessivo sua, evitando que a oração se torne ambígua.

(08) Da leitura do segmento “A mulher baixou os olhos como que pedindo perdão”, infere-se o arrependimento de Maria por ter deixado os filhos sozinhos em casa.

(16) A leitura do período “Por que não podia ser de uma outra forma”leva o leitor a inferir que Maria não gostava da vida que atualmente levava e que sentia saudades do passado, quando acreditava que era feliz.

Matemática

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

(01) O domínio da função f(x)=5-x²+4 é {x∈R/ -2≤x≤2}

(02) A função f:R+→R, definida por f(x)=2x é crescente e bijetora

(04) Os gráficos das funções f(x)=x²-3x-4 e g(x)=3x²-9x+12 se intersectam em um único ponto.

(08) Considere a função definida por f(x)=(x-a)², então f(64)=64-a para qualquer valor de a.

(16) Considere a função f:R-{23}→R-{23}, definida como f(x)=2x+13x-2. Então f-1=f.

(32)A imagem da função f(x)=(-x+1)2 é definida pelo intervalo {x∈R/x<0}.

História
Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que:

(01) A partir do século XVdiversos povos africanos foram trazidos para a América, provocando um intenso fluxo cultural entre os continentes africano e americano.

(02) A prática da escravidão no continente africano foi apropriada pelos portugueses como uma das estratégias utilizados para dominação dos povos nativos e, posteriormente, trazidos para América.

(04) A passividade na convivência entre as etnias africanas facilitaram o processo de aceitação do sistema escravista imposto pelos portugueses.

(08) A experiência da escravidão possibilitou o surgimento de redes de solidariedade entre os africanos ainda nas embarcações que os traziam para a colônia portuguesa.

(16) O fluxo migratório forçado dos povos africanos para a colônia portuguesa também foi um dos responsáveis pela chegada do islamismo no Brasil.

Química

Alcalóides são compostos orgânicos heterocíclicos, que possuem um ou mais nitrogênios em seu esqueleto carbônico, possuem origem vegetal e são aplicados principalmente na produção de fármacos naturais.Oindol é um dos alcalóides que são dos mais numerosos que se tem conhecimento são conhecidos mais de 500 compostos dessa classe ultimamente, porém suas estruturas e propriedades são extremamente complexas eles são potentes agentes farmacológicos, derivam do triptofano nos organismos vegetais, onde são biosintetizados; dada a fórmula de um genérico do Indol, faça o somatório das afirmativas verdadeiras:

UFSC

(01) Na fórmula do indol são encontrados nove carbonos insaturados do tipo sp2 e apenas um carbono saturado do tipo sp3.

(02) O indol quando no estado líquido apresenta forças intermoleculares do tipo pontes de hidrogênio, o que deixa sua molécula com ponto de ebulição elevado em relação aos hidrocarbonetos de massa molecular semelhante.

(04) No Indol existe um carbono assimétrico ou quiral, caracterizando a molécula como isômero óptico.

(08) O composto Indol acima representado apresenta os grupos funcionais imino   ( –  NH –)  o que caracteriza a função amina que é uma base de Lewis e o grupo carboxila (  – COOH) o que caracteriza a função ácido carboxílico que é um ácido de Arrhenius.

(16) O indol é um composto que apresenta anel aromático e nos compostos aromáticos a reação orgânica característica é a de substituição.

(32) Na fórmula acima representada existe apenas um hidrogênio ionizável.

Física

Durante muitos séculos os raios foram associados a eventos de cunho mitológico ou divino. A primeira explicação de carater científico é relacionada ao filósofo grego Aristóteles (séc. III a.C.), o qual dizia ser o trovão um resultado da colisão entre nuvens. Muitos outros cientistas se debruçaram sobre o estudo de tais fenômenos, dentre eles destaca-se Benjamin Franklin. Por volta do ano de 1750, Franklin realizou grandes descobertas sobre a eletricidade, dentre seus feitos nomeou as cargas como negativas e positivas.

Disponível em: < http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/el.atm/como.se.formam.os.raios.php>  Acesso em: 09 de Julho de 2016.

Com base no que foi exposto assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As partículas negativas criam campos elétricos divergentes, enquanto as partículas positivas geram campos elétricos convergentes, assim, pode-se orientar o campo elétrico da figura de forma satisfatória.

(02) O ar é um mal condutor de eletricidade, mas quando submetido a altos valores de diferença de potencial, rompe-se sua rigidez dielétrica a ponto de criar-se os raios.

(04) Um raio tem em média uma duração de 2 s e uma corrente na faixa de 30 mil Àmperes, para esses valores, pode-se afirmar que a ordem de grandeza dos elétrons trocados pelo raio para a superfície é de 1016 elétrons.

(08) O ar, quando aquecido, sofre dilatação volumétrica, essa expansão abrupta é a responsável por uma pertubação no meio que gera uma onda sonora, conhecida como relâmpago.

(16) Supondo que se possa ouvir um trovão à uma distância de 2 km de onde aconteceu o raio e que a velocidade de propagação do som no ar seja de 340 m/s, pode-se aferir que o tempo entre visualizar o relâmpago e ouvir o trovão ultrapassa 10 segundos.

(32) A explicação do porque para-raios atraem cargas elétricas atmosféricas é a mesma razão pela qual não se deve permanecer, por segurança, em campos abertos durante uma tempestade.

Geografia

Leia o texto abaixo:

O premiê britânico David Cameron anunciou sua renúncia na manhã desta sexta-feira, após o resultado do plebiscito histórico de quinta-feira, em que 52% contra 48% eleitores aprovaram a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), após 43 anos.

Cameron, que liderou a campanha pela permanência do país na UE, disse que a escolha do povo britânico precisa ser respeitada e que o “país precisa de uma nova liderança”. “Um novo primeiro-ministro precisa liderar as negociações sobre a saída da Grã-Bretanha da UE”, disse ele.

Ele disse que permaneceria no cargo nas próximas semanas para garantir estabilidade nesse processo.

Os eleitores de Londres e da Escócia votaram em sua grande maioria pela permanência do país no bloco, mas os resultados do restante do país, com uma maioria clara pela saída, acabaram definindo o resultado.

Os mercados financeiros, que na véspera vinham mostrando uma aposta na permanência do Reino Unido na UE, sofreram um forte impacto com o resultado.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36613880?ocid=socialflow_twitter>

Sobre o Reino Unido, a União Europeia e suas relações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Com a saída do Reino Unido, um forte impacto será sentido no Euro, pois representa a terceira maior economia do bloco a usar o Euro como moeda.

(02) Os mercados financeiros veem a saída do Reino Unido da UniãoEuropeia com grande desconfiança, pois no atual momento da economia globalizada, a adesão aos blocos dá maior credibilidade e mais competitividade aos países.

(04) A União Europeia representa o bloco com maior nível de integração dentre os blocos econômicos.

(08) Com a dissolução da URSS se inicia um novo período da ordem geopolítica mundial, na qual a globalização é peça central, e as relações de centralidade e subordinação vão além dos aspectos políticos e militares.

(16) O surgimento dos blocos regionais se deu em grande volume no contexto da Nova Ordem Mundial, porém, o gérmen da União Europeia remonta do período da Guerra Fria.

(32) O Reino Unido usufruía de um alto grau de integração com o bloco europeu, pois estava inserido no espaço Schengen, a área circulação de pessoas da União Europeia.

Respostas e Comentários

Literatura

Gabarito: 01 + 02 + 04 + 16 = 23

Comentários: A alternativa 08 está errada pois a fala registrada não tem relação com os filhos de Maria e sim com o homem que ela encontra no ônibus.

Matemática

Gabarito: 16 +04 = 20

Comentários:
01- Falso: 
Devemos encontrar o intervalo onde x2+4 é maior que zero.

02- Falso: A função não é bijetora pois a imagem possui apenas números positivos e o contra-domínio é o conjunto dos números reais.

04- Verdadeiro: Ambas são parábolas com vértice no ponto de coordenadas (32,-254)

08- Falso: 

f(64)=64-a se x≥a

f(64)=a-64 se x<a

16- Verdadeiro: Calculando a inversa de f, temos:

x=2y+13y-2       ⇒      x(3y-2)=2y+1     ⇒       3xy-2x=2y+1      ⇒      3xy-2y=2x+1      ⇒

y(3x-2)=2x+1       ⇒       y=2x+13x-2       ⇒       f-1(x)=2x+13x-2=f(x)

32- Falso: (-x+1)2=x²-2x+1, cuja imagem é o intervalo [yv,∞[ pois sua concavidade é para cima. Como yv=0, então a imagem é o conjunto dos reais positivos.

História

Gabarito: 01 + 02 + 08 + 16 = 27

Comentários: A questão está inserida dentro dos novos estudos sobre África desenvolvida por diversos historiadores que apontam para a existência da escravidão no continente africano antes da chegada dos europeus, assim como as trocas culturais constantes, a chegada do islamismo ao Brasil e as redes de solidariedade criadas nas viagens como forma de resistência desses povos a experiência da escravidão.

Química

Gabarito = 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59

Comentários:
01- verdadeiro
UFSC
02- Verdadeiro
UFSC
04- Falso: No composto os carbonos assimétricos não são assimétricos e o carbono saturado é o ( – CH2 – ) que também não é assimétrico.
08- Verdadeiro

UFSC
16- Verdadeiro: Os compostos que apresentam anel aromático tem como reação característica a substituição.
32- Verdadeiro. O hidrogênio ionizável é o preso ao grupo carboxíla.

Física

Gabarito: 32 + 2 = 34

01 -Incorreta:  As partículas negativas criam campos elétricos com sentido de aproximação, ou seja, convergentes, enquanto as partículas positivas geram campos elétricos com sentido de afastamento, ou seja, divergentes.

02 – Correta: Um material isolante (como o ar) pode se tornar condutor quando o valor limite de sua rigidez dielétrica é ultrapassado.

04- Incorreta: Considerando Q=n.e e Q=i.∆t:

n.e=i.∆t

n=i.∆te= 30000.21,6.10-19=3,7.1023 elétrons

Portanto a ordem de grandeza é de 1023 elétrons.

08- Incorreta: A onda sonora decorrente desse fenômeno é conhecida como trovão.

16- Incorreta: Para essa distância, a percepção da luz é quase instantânea, com os dados fornecidos calcula-se:

∆t=∆Sv=2000 340= 5,9 s.

32- Correta: O fenômeno envolvido nas duas situações é a facilidade com que um corpo eletrizado tem de se descarregar pelas regiões pontiagudas, conhecido como poder das pontas.

Geografia

Gabarito: 02 + 04 + 08 + 16 = 30

Comentários:

01- Incorreta: O Reino Unido não aderiu ao Euro como sua moeda.

02- Correta

04- Correta

08- Correta

16- Correta

32- Incorreta: O Reino Unido não aderiu ao Espaço Schengen, bem como a moeda, era a nação que mais desafiava a unidade do bloco.

Quer resolver mais questões como essas e se preparar para o vestibular da UFSC?

Então aproveite pois o  1º Simulado Online da Studos já está no ar. Nele você pode treinar para se dar super bem em um dos maiores e mais concorridos vestibulares do Brasil: o vestibular da UFSC!

Do dia 03/12 ao dia 08/12 você vai poder resolver 40 questões de modelo somatório, inéditas e comentadas no seu smartphone, tablet ou computador!

E o mais legal? Ao terminar o simulado, você saberá qual é a sua pontuação, para quais cursos você seria aprovado e qual o seu ranking!

Faça agora o simulado: http://studos.me/simuladoufsc

Um abraço e #BonsStudos
Equipe Studos

Post a comment