Nós já falamos aqui sobre coisas que fazem você perder sua produtividade. Mas mesmo que você tenha tudo que é necessário para estudar bem, não adianta se você não tiver a capacidade de focar.

Se você tem problemas com desvio de atenção, saiba que, ao exercitar seu foco, em pouco tempo você verá sua evolução. Conhece atécnica do Pomodoro? É uma maneira de desenvolver sua concentração e foco.

2 – Faça o planejamento

Agora que o tempo está curto, faça o planejamento pensando no prazo que você tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:

“Restam apenas 30 dias.
São 5 dias para estudar História.
Se são cerca de 600 páginas para estudar,
Considerando um horário de estudo de 5 horas por dia, são 6 páginas por hora.”

É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e faça este planejamento.

Além de ter sua produtividade sob controle, você vai perceber que, ao encarar sua meta de forma mais específica, você vai dar conta de todo o conteúdo programático! 

É muito importante que você defina metas realistas. Se você colocar metas muito altas, ficará desmotivado em pouco tempo.

3 – Leia notícias diariamente

Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.

Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estará preparado.