Blog

Home  /  Sem categoria   /  ENEM: 3 Dicas para fazer uma boa redação

ENEM: 3 Dicas para fazer uma boa redação

O ENEM vem chegando e junto vem a preocupação de muitos estudantes quando o assunto é redação! Fazer uma boa dissertação pode ser difícil e exigir muito dos candidatos, quanto a planejamento de tempo e estratégias de escrita, além de ser essencial para uma boa nota no exame.

A dissertação do ENEM deve conter no máximo 30 linhas e exige que o estudante tenha domínio da escrita formal da língua portuguesa; defenda um ponto de vista; demonstre conhecimento em concordância e regência verbal, além de pontuação; e que compreenda a proposta e utilize conhecimentos de diversas áreas para compor o texto.

É normal se sentir nervoso, então resolvemos te dar uma mãozinha e trazer algumas dicas para você já ir treinando e facilitar a redação na hora da prova.

1. Cuidado para não zerar a redação

Essa pode ser a dica mais importante! Zerar a redação é possível sim, e não é muito difícil de acontecer. Alguns exemplos do que pode levar uma redação a ser zerada:

  • Fuga total ao tema;
  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Utilização errônea da estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Texto de apenas 7 linhas;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Cópia de texto motivador;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Folha de redação em branco.

2. Tempo

Um bom planejamento de tempo é necessário para a realização da dissertação. Lembre-se: você vem treinando para isso há muito tempo, e não é necessário ficar nervoso.

Como a redação é temática e seus temas são geralmente previsíveis, vá para a prova com um esboço mental já preparado. Pergunte-se algumas questões: Quais tópicos são interessantes de serem abordados? Onde eu coloco cada parte? O que deve ser a introdução, o que é bom para desenvolvimento e como devo fazer a conclusão?

Tenha cada parte da estrutura bem desenhada na sua mente e vá confiante sobre o que quer discorrer. Não esqueça que o tempo pode ser curto, e de nada adianta fazer a folha de rascunho e não passar para a folha oficial de redação. Lembre-se: isso é motivo para zerar a redação.

3. Atualidades

Todo bom estudante sabe que, durante o ensino médio, é mais do que necessário estar conectado com as atualidades nacionais e mundiais. Isso por que muitas questões do ENEM e os temas da sua redação são retirados de atualidades e notícias mundiais/nacionais.

Por isso é muito bom escolher revistas, jornais e algumas outras mídias, como canais do youtube, para estar sempre ligado e atento aos novos acontecimentos sócio-político-culturais.

Não se esqueça!

É muito importante que você saiba vincular os fatos novos ao processo histórico de qualquer atualidade. Para isso, nada mais importante do que treinar em cima de questões que possivelmente possam cair na prova e te ajudar na redação!

Então comece agora mesmo a treinar e resolver provas anteriores do ENEM. Vá na sua store de preferência e baixe já o aplicativo IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .

Um abraço e #BonsStudos,
Equipe Studos

 

 

Post a comment