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ENEM: Como funciona a Teoria de Resposta ao Item

TRI (ENEM): Como funciona a Teoria de Resposta ao Item

A nota do Enem em cada questão não representa o número de questões que o estudante acertou na prova.

Cada questão depende do grau de dificuldade, obtido pela relação das questões que se erra e acerta, portanto, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter notas diferentes.

Por exemplo: na área de matemática, a maior nota em 2014 foi 973,6. Isso significa que os estudantes que acertaram  todas as 45 questões, obtiveram 973,6  pontos e não 1.000. Já em 2015, pela primeira vez na história, a nota máxima foi atingida e totalizou em 1.008,3 pontos.

Essa análise é baseada na teoria denominada de TRI (Teoria de Resposta ao Item) e a cada edição do ENEM essa pontuação se altera, como pode ser observado através da tabela abaixo que apresenta as maiores e menores notas do Enem 2015 e 2016:

Área de conhecimento – 2015 Nota Mínima Nota Máxima
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 334,3 875,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias 314,3 850,6
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 302,6 825,8
Matemática e suas Tecnologias 280,2 1.008,3
Área de conhecimento – 2016 Nota Mínima Nota Máxima
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 316,5 871,3
Ciências Humanas e suas Tecnologias 317,4 859,1
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 287,5 846,4
Matemática e suas Tecnologias 309,7 871,3

Fonte: http://portal.inep.gov.br/

Em geral, a nota média dos exames fica ao redor dos 500 pontos. Sendo assim, quando o estudante obtém uma nota acima desse valor, caracteriza maior desempenho em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenhos menores que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

A TRI é utilizada: Nos USA, França, Holanda, Coreia do Sul e no exame de proficiência em língua inglesa (Toefl).

Entendido o cálculo? Se você ainda tiver alguma dúvida, poste nos comentários que responderemos! Lembre-se:

O  treino é o caminho mais assertivo para alcançarmos a tão sonhada vaga na universidade, mas nada adianta se o treino não for  acompanhado de uma análise criteriosa dos erros cometidos. Aprender com os erros, é aprender para sempre, é estar em constante evolução sem esquecer o que foi aprendido.

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