Blog

Home  /  Ponto de Vista   /  Será que esse ano eu consigo passar no vestibular?

Será que esse ano eu consigo passar no vestibular?

Creio que essa é uma das perguntas mais angustiante e super frequente entre os estudantes que estão ralando muito para ingressarem nos vestibulares mais concorridos. Aquele estudante que já investiu dois ou três anos da sua vida nos cursos pré-vestibulares, começar mais um ano sem a certeza ser aprovado é uma tempestade mental.
Então, o que pensar a respeito dessa tempestade mental?!

Bem, o que eu sempre falo aos meus alunos quando esse assunto vem à tona é o seguinte: primeiro, um ano de estudos focado e dedicado ao vestibular nunca é um ano em vão ou perdido. Você não foi aprovado, certo, ok, mas tenha a certeza que você agregou muito conhecimento, ficou com o raciocínio mais veloz,esperto e ágil para encarar novos desafios, neste caso, chamado de vestibular.

Em várias situações, gosto muito de comparar o vestibulando ao atleta campeão e, aqui,a analogia que eu quero fazer é com a daquele atleta que conseguiu se campeão depois de muitos anos competindo num determinado circuito. É raro um campeão ser campeão na primeira temporada. Enfim, quem quer alcançar o pódio tem que acreditar muito num sonho, mas acreditar só no sonho não resolve, também são necessárias boas doses diárias de muito treino, foco e dedicação. Eu vejo a vida de um vestibulando campeão muito parecida com a vida do atleta campeão, ou seja, é preciso muito foco, dedicação e treino (que significa resolver centenas de questões), são qualidades que não podem deixar de fazer parte do dia a dia do estudante que sonha em conquistar a sua vaga tão concorrida na faculdade.

Então não comece um novo ano de estudos com o pensamento: será que esse ano eu consigo passar no vestibular? Comece um novo ano com o pensamento de um campeão mundial: quero treinar mais, quero ter mais foco e me dedicar muito, no seu caso, aos estudos.

Sucesso e Bons #Studos!

Post a comment