Blog

Home  /  Dicas de Estudo   /  6 coisas que afetam a produtividade nos estudos

6 coisas que afetam a produtividade nos estudos

Quem nunca sentou para estudar e acabou perdendo o foco com os acontecimentos e informações ao redor? Em tempos de WhatsApp, Snapchat e afins, quem não tem disciplina e autocontrole se perde nas atividades que tem para fazer.

“Vejam que temos ‘procrastinação’ e ‘distração’, e este pequeno cinza aqui é ‘pensamento crítico’. Eu o fiz maior. Assim vocês podem vê-lo”

Pela lógica, seria muito simples: é só interromper tudo que nos atrapalha. Mas na prática não é bem assim. Por isso, o Studos fez uma lista sobre coisas que atrapalham a produtividade nos estudos, para que você consiga identificar os problemas de forma mais fácil e, assim, corrigi-los. Confira.

6 coisas que afetam a produtividade dos seus estudos

1 – Interrupções

O efeito das interrupções no estudo já foram quantificadas cientificamente. Em um teste feito com grupos de estudo, as pessoas que foram interrompidas, todas tiveram um desempenho muito menor, ao contrário do que quem estudou em paz. Quando você é interrompido, você perde sua linha de pensamento.

Evite tudo que possa te interromper: lugares com muitas pessoas, aplicativos que te enviam notificações. Se for para usar a internet, use-a como aliada. Deslogue suas contas nas redes sociais e feche todas as janelas que não diz respeito aos seus estudos.

2 – Barulho

Ruídos nos afetam inconscientemente. Se você é exposto por muito tempo à poluição sonora ao redor, de forma intensa, isso pode lhe causar até dor de cabeça, tal é o efeito do barulho em nosso organismo. Importante dizer que alguns sons e música não precisam ser considerados como barulho; sons e barulho são coisas diferentes. Para alguns, ouvir música até ajuda.

3 – Bagunça

Tudo que estiver ao seu redor está lhe roubando atenção. Enquanto você lê seu livro, seu cérebro está captando a mensagem dos objetos espalhados ao redor do seu quarto. Isso diminui o desempenho do seu raciocínio, porque são mais informações que seu cérebro está processando.

4 – Falta de planejamento

Estudar sem definir as metas do seu estudo e sem planejar assuntos e matérias a serem estudadas é um grande erro. Se você não definir um prazo para estudar determinado volume de assuntos, você perde o controle das suas atividades e provavelmente não conseguirá estudar tudo que deveria. Trabalhar com prazos te ajudará a ter mais disciplina e foco.

5 – Má qualidade de sono

Dormir menos que 5 horas é ruim, mas saiba que dormir em excesso – mais que 9 horas -, também. Uma noite mal durmida afeta seu raciocínio, memória, metabolismo, seu humor. Invista em uma boa noite de sono e acorde com mais disposição e capacidade de raciocínio.

6 – Falta de nutrientes

Estar em dia com sua saúde é fundamental para seu desempenho nos estudos. Você sabia que algumas deficiências de nutrientes podem estar te trazendo falta de foco e cansaço? Deficiência em vitamina D, por exemplo, afeta memória e capacidade de raciocínio e, em alguns casos, causa até depressão. Cuide bem de sua saúde!

 

Conclusão

Algumas dificuldades são inerentes à sua realidade. Mas se é possível resolvê-las, faça o possível! Se não, aprenda com as dificuldades, tenha foco e vá atrás do seu objetivo!

Esperamos que este post tenha te dado boas ideias e possa ajudar você a identificar as coisas que possam estar afetando sua produtividade.

Bons eStudos e não deixe de acompanhar a página do Studos no Facebook.

App Studos

COMMENTS

  • janeiro 5, 2016
    reply

    Ingrid Everdeen

    Muito bom!

  • fevereiro 1, 2016
    reply

    É necessário pagar a taxa de renovação em bancos via boleto?

  • fevereiro 10, 2016
    reply

    Marcos

    Excelente ! Mais conhecimento para minha a aprendizagem. Obrigado !

  • março 18, 2016
    reply

    Anônimo

    Muito bom mim ajudou bastante.

Post a comment