Blog

Home  /  ENEM   /  Você tem dificuldade para terminar a redação a tempo? Conheça a história de Camila Biehler

Você tem dificuldade para terminar a redação a tempo? Conheça a história de Camila Biehler

Um dos maiores desafios de quem presta vestibular ou ENEM é conseguir terminar a prova a tempo. Conheça a história de Camila Biehler, que, depois de muitas tentativas frustradas, melhorou sua escrita, conseguiu desenvolver sua redação de forma veloz e foi aprovada no vestibular de Medicina. 03

“Foi no estágio do último semestre do curso de farmácia, me sentindo frustrada e infeliz, que percebi que o curso que realmente me traria plenitude seria medicina. Recém-formada, me matriculei no cursinho. E assim, após anos de insatisfação em um curso que não me completava, encarei o desafio da preparação para a medicina. No início estava extremamente confiante, entretanto, após perceber o quanto os vestibulares e os conteúdos evoluíram enquanto eu estava “inerte” na faculdade, constatei que a jornada seria mais difícil do que o esperado.

Do resgate de conteúdos esquecidos à superação de dificuldades recém-encontradas, já no primeiro semestre de tentativas percebi que meu maior obstáculo para vencer as provas seria o único que não se pode retomar: o tempo. ENEM, ACAFE, UFSC, nunca terminei uma prova. Sempre gostei muito de redação, mas minha maior dificuldade era terminá-la a tempo de conseguir resolver todas as questões objetivas. Mudei de estratégia diversas vezes em busca de otimizar minha velocidade, mas invariavelmente eu não conseguia vencer o tempo.

Nessa batalha de repetição, treinamento, cronometragem e busca pela autossuperação, encontrei excelentes professores que acrescentaram muito à minha bagagem, mas ainda assim permanecia demorando demais na redação, sem conseguir sequer ler todas as questões. Foi quando conheci o método Radlinski. Na verdade eu já tinha ouvido falar, tinha amigos que o aplicavam, mas não conseguia acreditar que a tal “receita de bolo para redação” a que muitos se referiam pejorativamente poderia ter qualquer sucesso para mim ou para qualquer outro vestibulando. Até mesmo o professor Everaldo não me inspirava confiança antes que eu o conhecesse.

Ledo engano. Hoje damos risada dessa cisma que eu tinha com ele. Profundo explorador das técnicas textuais e estudioso dos perfis de diferentes vestibulares – além de possuidor de um vocabulário incomparável -, o professor Everaldo Radlinski desenvolveu não uma “receita de bolo”, como alguns erroneamente definem, mas um atalho mental que permite a elaboração de um texto de forma mais veloz – sem perder a singularidade inerente a cada escritor. Basta entender que a proposta do método não está desconexa de tudo que se aprende tradicionalmente nas demais aulas de redação, mas incorpora o usual e o fragmenta, de modo a criar opções para cada fragmento de acordo com o tipo de texto e o raciocínio que se pretende desenvolver. Pode parecer complicado inicialmente e até mesmo estranho, mas se bem entendido, o método Radlinski transforma a escrita do aluno.

​Após poucas aulas me adaptando ao método realizei a prova da FAG, em Cascavel, e não apenas terminei a redação no tempo estabelecido pelo vestibular (lá se exige que a redação seja entregue antes da prova), como atingi a nota máxima! Desde então fui aperfeiçoando a metodologia do professor Everaldo e a adequando à minha escrita. E assim, no final de 2014 minhas redações alcançaram resultados gratificantes: 19 dos 20 pontos da UP, 37 de 40 na PUCPR, 8,5 de 10 na ACAFE, 15 de 15 na Ulbra, 8,6 de 10 na UCS e 960 de 1000 no Enem. A felicidade de ultrapassar os próprios obstáculos só se equipara ao alívio de vencer uma etapa tão árdua.

Hoje ainda é difícil. Muito conteúdo, pouco tempo… Mas não, não estou falando do cursinho, estou no segundo semestre de medicina. A diferença? O prazer. Aprender aquilo que de fato se gosta, saber que agora encontrei o lugar certo, estudar com satisfação. Ainda que determinação por parte do aluno seja essencial para a aprovação em medicina, bem como disciplina e autoconhecimento, sou extremamente grata pela contribuição de cada professor com o qual pude aprender durante os dois anos e meio que fiz de cursinho. Vários daqueles que mais me inspiraram e incentivaram são integrantes do grupo Studos, profissionais dedicados e competentíssimos que foram indispensáveis para que eu pudesse alcançar o meu sonho. Sobre o método Radlinski, sem dúvidas, era a peça que faltava. Recomendo, admiro e agradeço muito, pois sem ele eu não chegaria aonde cheguei.”

Quer terminar a prova do ENEM a tempo?

O Studos, em parceria com o professor de redação, Everaldo Radlinski, preparou um curso gratuito sobre como escrever uma redação nota 1000 no ENEM.

Inscreva-se agora e conheça o método Radlinski.

Banner CTA Curso gratuito redação enem

Post a comment