Blog

Home  /  Método Radlinski   /  Curso gratuito: como escrever uma redação nota 1000 no ENEM

Curso gratuito: como escrever uma redação nota 1000 no ENEM

O Studos, em parceria com o professor de redação, Everaldo Radlinski, preparou um curso gratuito sobre como escrever uma redação nota 1000 no ENEM.

Everaldo é professor há 16 anos e criou uma metodologia própria de criação de textos, o método Radlinski, que está trazendo excelentes resultados entre seus alunos, incluindo a estudante que tirou nota máxima na redação do ENEM em 2014.

São 10 lições para você aprimorar cada momento de construção do texto e, assim, produzir a redação sem medo.

Preparado para aprender a escrever a melhor redação da sua vida? A primeira parte do curso vai trazer lições sobre a introdução. Acompanhe as lições e bons estudos!

Lição #1: Partes de uma introdução bem feita

O que fazer após ler a proposta? E as linhas em branco? Como começar?

A introdução causa pânico a alguns alunos. Para outros, ela se apresenta como a maior dificuldade diante de textos dissertativos. Aos preparados, contudo, significa a oportunidade de nortear o melhor texto, a melhor redação. Portanto, aprofunde seus conhecimentos sobre este instante inicial, para sentir-se seguro no momento de escrevê-la.

Inspiração = fato histórico, ilustração real ou ilustração fictícia

Esta parte dissertativa terá um limite de até quatro linhas numa dissertação que exija um máximo de trinta linhas escritas. Escrever mais significa gastar tempo e esforço desnecessários, uma vez que ela possui a função de causar a mostra de intelectualidade pelo candidato aos corretores das bancas avaliadoras. Por conseguinte, o próprio nome já caracteriza: “inspirar-se”, e não um momento de aprofundar o fato histórico e/ou a ilustração. Há, hoje, umas 15 formas de produzi-la; contudo, o estilo de cada qual não limita a criatividade.

1) Fato histórico

Trata-se de dados oficiais da história já há muito conhecidos ou de fatos com referência à data. Ele se encontra em aulas de história, livros, apostilas e situações faladas que gerem conhecimento da data.

Qualidades textuais: gera a contextualização de seu texto e a interdisciplinaridade.

2) Ilustração real

Advém da própria vida de pessoas (mas evite sua própria pessoalização) e/ou de fatos bem conhecidos, de notícias escritas ou faladas, de documentários e de biografias.

Qualidades textuais: causa leveza a textos excessivamente objetivos, reforça a tese e manifesta a interdisciplinaridade.

3) Ilustração fictícia

Retira-se de obras literárias, livros diversos, novelas, minisséries, filmes, seriados e de citações de filósofos, sociólogos e de escritores também, notoriamente, conhecidos.

Qualidades textuais: também causa leveza a textos excessivamente objetivos, reforça a tese e manifesta a interdisciplinaridade.

Confira alguns exemplos

Temática: Três propostas viáveis para o desenvolvimento do Brasil nos próximos quatro anos: uma para a saúde, uma para a educação e uma contra o crime e a violência. Vestibular ACAFE/Verão de 2015

Redação nota 8 de 10 pontos

Redação nota 8 de 10 pontos

Redação nota 8,5 de 10 pontos

Redação nota 8,5 de 10 pontos

Temática: As vantagens e desvantagens de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014. Vestibular ACAFE/Inverno de 2014

Redação nota 9,0 de 10 pontos

Redação nota 9,0 de 10 pontos

Considerações

Todas as inspirações possuem detalhes técnicos e lógicos de produção aplicáveis a qualquer tema. As redações-exemplo vêm do calor do momento de produção textual, com tudo aquilo que o aluno enfrenta para escrever, na hora em que vê o tema à frente; portanto, mais real, impossível.

Com técnica, não há tema que intimide a produção, uma vez que o aluno se encontra seguro do que fazer e como fazer. É só começar a escrever!

Gostou da primeira lição?

Inscreva-se no curso e receba todas as 10 lições em seu e-mail:

Banner CTA Curso gratuito redação enem

COMMENTS

  • agosto 12, 2015
    reply

    Livia

    Adorei a proposta destes posts!!!
    Everaldo é top!!
    método infalível!!

    • agosto 19, 2015
      reply

      Redator Passei

      Bacana seu feedback, Lívia! Obrigado! O Método é muito bom mesmo.

  • agosto 24, 2015
    reply

    Eddie

    Eu sou usuário do APP deste outubro do ano passado. Observei o aumento das minhas notas aumentarem incríveis 72%. Eu já sou fã de vcs. Ainda mais agora, com essa sacada genial voltada para redação. Parabéns galera e muito obrigado.

    • outubro 2, 2015
      reply

      Redator Passei

      Poxa, Eddie, que bacana! Ficamos muito felizes com seu feedback. É para isso que trabalhamos! 🙂

  • agosto 25, 2015
    reply

    Verena

    Fiquei em dúvida sobre o limite das linhas da introdução, o máximo é 4 ou o aconselhável para um boa estética é 4? Obrigada.

  • agosto 26, 2015
    reply

    Marta de Freitas

    Parabéns Everaldo! Que legal essa iniciativa, adorei!

  • agosto 27, 2015
    reply

    Vinícius

    O curso é excelente! E acompanhar por aqui fica melhor ainda!

  • agosto 29, 2015
    reply

    Polyana Mayara

    Tenho uma pequena duvida, no caso da ilustração fictícia pode ser usada séries americanas? Por que algumas delas, que contém temas mais relevantes, não são tão conhecidas.

    • setembro 18, 2015
      reply

      Redator Passei

      Ei, Polyana!
      Segue a resposta do professor Everaldo:
      “As séries, independente de origem e de serem conhecidas, podem ser utilizadas com a condição de que, em quatro linhas, haja relato do todo da série em duas frases e, em seguida, uma frase nominal curta para comentar (apreciar o conteúdo da série de forma que se faça relação ao tema). O leitor corretor, ainda que não conheça a ficção, saberá do que se trata (enredo) e do assunto junto à intencionalidade do aluno escritor com seu comentário curto. Para usá-la, seguramente, basta que a série possua relação com o tema. Um abraço. Prof. Everaldo Radlinski”

  • setembro 1, 2015
    reply

    Myllena

    Fiz a minha inscrição no dia 31 de agosto e ainda não recebi nenhuma das lições por e-mail. Quando irei receber?

    • setembro 4, 2015
      reply

      Redator Passei

      Ei, Myllena! As lições começam a chegar um dia depois da inscrição. A gente verificou aqui e vimos que as suas lições começaram a chegar para você desde o dia 1º. Se você não encontrar os e-mails, não deixe de verificar na sua caixa de SPAM, ok? Qualquer dúvida ou problema nos avise.

  • setembro 21, 2015
    reply

    Márcio

    Esei Este Método e Tirei 950 Na Minha Redação, No Simulado Enviado Pela Seduc Para Minha escola.

    • outubro 2, 2015
      reply

      Redator Passei

      Muito bom, Márcio! Isso aí! 😉

  • outubro 20, 2015
    reply

    Realmente foi acima de minhas expectativas. Muito bom trabalho. Continuem assim.

  • janeiro 1, 2016
    reply

    Muito legal! A maioria dos textos de blogs por aí trazem dicas muito gerais e difíceis de aplicar na prática. Quando encontramos exemplos concretos, como neste artigo, fica muito mais fácil de entender e de aplicar em nossos próprios textos. Vai ficar mais fácil fazer uma boa redação do ENEM 😀

    Parabéns!

    • janeiro 11, 2016
      reply

      Redator Passei

      Poxa, André, que bom, ficamos felizes! E muito obrigado! 😀 O prof. Radlinski é o cara. Sempre que possível vamos trazer os materiais dele pra cá.

  • maio 6, 2016
    reply

    Legal as dicas

  • outubro 1, 2016
    reply

    Excelentes dicas! Rumo à redação nota 1000.

Post a comment